Centro Cultural Circo Os Kaco celebra Dia Nacional do Circo como um dos atrativos turísticos de Taquaruçu*

 

Por Seleucia Fontes#

Uma das atividades artísticas mais antigas do mundo, o circo também pode ser um movimento social, de cidadania, educação, com lições de sustentabilidade e de atratividade turística. Este é o caso do Circo Os Kaco, único circo fixo do Estado do Tocantins.

Situado no coração do Tocantins, no distrito de Taquaruçu, a 35 km de Palmas, o espaço se tornou um centro cultural que abrange uma diversidade de atividades que vai desde o turismo de experiência até ser o palco de grandes atrações nacionais e internacionais das artes cênicas e da música.

Circo Os Kaco mostra que arte, educação e turismo podem andar unidos no mesmo propósito.

 

Em 12 anos de atuação permanente, suas ações trazem para além do entretenimento diversos benefícios, culturais, sociais e econômicos para a região, aponta seus criadores, que mantém programação diversificada durante todo o ano.
O circo de Taquaruçu tornou-se um empreendimento social de impacto que envolve as artes circenses, o patrimônio cultural, a economia criativa e o Turismo Sustentável, na perspectiva do desenvolvimento humano e comunitário, explica a produtora Marcela Pultrini.

“Atuamos multidisciplinarmente através da nossa arte, realizando ações socioculturais e educacionais que abraçam causas sociais, humanitárias e ambientais, buscando promover alfabetização cultural, geração de trabalho e renda, o bem viver, a saúde integral e a dignidade humana em todos os sentidos”, afirma.

O projeto mais conhecido é o Festival de Circo de Taquaruçu, considerado o maior festival da região Norte do Brasil, sendo referência nacional na sua linguagem. Com 12 edições, já atraiu ao distrito turístico de Palmas mais de 80 mil espectadores e 500 artistas do Brasil e da América Latina. O evento deste ano já tem data marcada, 3 a 6 de julho.

Além do festival, o centro cultural promove projeto social Arte e Cidadania no Circo, com formação gratuita em educação popular utilizando a ferramenta das artes circenses para crianças e adolescentes da comunidade local.

Também desenvolve o Permacirco, que combina arte e sustentabilidade, contando com um circuito ecopedagógico onde há uma agrofloresta com cultivo de plantas nativas,horta agroecológica, criações de galinhas e peixes, manejo do bambu, que é colhido, tratado e transformado em equipamentos acrobáticos utilizado no picadeiro em práticas circenses.

Experiência turística

O Adventure Circus é uma atividade voltada para turistas, escolas, empresas e grupos que queiram vivenciar um dia de artista no picadeiro do Circo, com um circuito de aventura onde os aparelhos acrobáticos, malabares, desafios e superação do seu próprio corpo estão entre as atividades oferecidas.

A ação conta com uma equipe multidisciplinar comandada por um profissional da educação física, e promete encantar crianças e adultos que passam pelo Circo. Segundo seus idealizadaores, o circuito é pensado para que o praticante tenha a experiência de superação dos seus medos ou anseios e alcance resultados até então desconsiderados.

Origens

A história do circo é uma jornada fascinante que se estende por milhares de anos, abrangendo diversas culturas ao redor do mundo. Suas raízes remontam a civilizações antigas como Egito, China, Grécia e Roma, que praticavam diversas formas de artes circenses, como acrobacias, malabarismo e apresentações com animais.

O circo moderno surgiu em Londres, Inglaterra, em 1768, quando Philip Astley, um ex-sargento da cavalaria, começou a realizar apresentações equestres em um picadeiro circular. Ao Brasil, chegou no século 19, trazido por companhias europeias, incluindo famílias de tradição circense e ciganos. E ganhou tanta força que conquistou uma data para chamar de sua, 27 de março.

O circo se tornou uma forma de entretenimento popular em todo o país, com artistas brasileiros desenvolvendo suas próprias habilidades e estilos. Sua essência é itinerante, mas há locais onde suas raízes tornaram-se fortes, conquistando espaço não apenas na cultura local, mas também como atrativos turísticos.

Comemoração

Para festejar o Dia Nacional do Circo, neste sábado, 29 de março, o Centro Cultural Circo Os Kaco terá apresentação do espetáculo “Meu Lixo é um Circo”, a partir das 20 horas.

Com uma proposta lúdica e cheia de humor, o espetáculo leva o público a um universo encantado, onde os palhaços Well e Kadulino transformam o lixo em arte. Através de malabares, acrobacias e muita comicidade, eles ressignificam materiais descartados, oferecendo uma experiência divertida e educativa sobre temas como redução de resíduos, reaproveitamento e reciclagem.

Além da proposta ambiental, o espetáculo também prioriza a acessibilidade, incluindo recursos como Libras (Língua Brasileira de Sinais) e área reservada para pessoas com deficiência com monitoria de acessibilidade. Os ingressos para o espetáculo custam R$ 15,00, com valores especiais para grupos.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site https://www.oskaco.com.br/especial-circo

Fotos: Divulgação

Edição: Nelson Rocha

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *