Eventos em Paris, Madri, Salvador e Setúbal estão no Tour Cultural

 

Duda Tawil#

 

VERSO na L´Oeil et la Main, em Paris –

 

 

Vai acontecer no dia 4 de abril, no bairro parisiense de Saint-Germain-des-Prés, o lançamento da itinerância do VERSO, o centro cultural brasileiro criado pela produtora Collège de Navarre e o projeto Bref Design Art, para circular em Paris durante toda a Temporada do Brasil na França de 2025.

É a galeria L’Œil et la Main, da brasileira Fernanda Morotti e do colecionador francês Armand Auxiêtre, especializada na arte africana tradicional, que receberá a exposição ColonialMente da grande artista visual, a colagista gaúcha Dedé Ribeiro.

A exposição tem como pano de fundo a questão decolonial e vai inaugurar a circulação cultural, artística, itinerante, efusiva e festiva do VERSO Paris.

Endereço: GALERIE L’OEIL ET LA MAIN 

                      41, rue de Verneuil – 75007 Paris

Mais informações: @armand.auxietre_tribal_art

Os galeristas Fernanda Morotti e Armand Auxiêtre, da L’Oeil et la Main, acolhem a primeira exposição do VERSO, em Paris (foto: divulgação)

 

Madri e a fotografia de Cristian Baes 

Em um mundo dominado pela aceleração e desconexão, o fotógrafo brasileiro Christian Baes apresenta sua exposição Behind the Rain no Centro Cultural Galileo, em Madri. Por meio de sua técnica fotográfica impressionista, que usa a chuva como um filtro natural, Baes convida o espectador a refletir sobre sua relação com o espaço e o momento presente.

Nascido em 1988 em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Brasil, na fronteira com o Uruguai, Christian teve a oportunidade de viver em diferentes partes de nosso país, como Rondônia, São Paulo e Bahia, fato que contribuiu significativamente para a construção do seu olhar. Desde 2020 vive e trabalha no Porto, Portugal.

Behind the Rain é um convite à reflexão sobre nossa relação com o espaço no mundo líquido.

A expo reúne de forma inédita fotografias da série realizadas em diferentes países entre 2017 e 2025, uma videoprojeção e uma instalação com frases que convidam à reflexão. Está aberta ao público até o próximo domingo, dia 30, das 9h às 21h. A entrada é gratuita.

Christian expõe em Madri até domingo (foto: divulgação)

 

Léa Freire no Teatro de la Concorde, em Paris

Um  documentário premiado e um concerto com uma das maiores musicistas do Brasil. É o que vai rolar no prestigioso Espace Pierre Cardin – Théâtre de la Concorde, no início dos Champs-Élysées, na capital francesa, na próxima quinta, 3 de abril, às 19h, quando a Associação Autres Brésils lançará “Diálogos em Movimento”, o seu festival no contexto da Temporada França-Brésil, que durante vários meses, até quase o final deste 2025, levará a cultura de ambos os países aos públicos francês, brasileiro e internacional.

A talentosa Léa será homenageada para celebrar, com cinema e música, os seus 50 anos de carreira. Pioneira da música instrumental brasileira, constantemente comparada a Villa-Lobos, Tom Jobim, Mozart e Débussy, ela conjuga as influências do samba, do baião, do choro e do maracatu num universo sonoro original, único e cheio de autenticidade.  Acompanhada pelo compositor, pianista e maestro Felipe Senna, ela promete um concerto antológico!

Antes desse aguardado rendez-vous musical, o público será contemplado com imagens: o documentário “A Música Natureza de Léa Freire”, de Lucas Weglinski, propõe um mergulho no fabuloso percurso da artista.

Mais informações: www.autresbresils.net

 

Léa em foto do documentário que retraça o seu percurso artístico (foto: divulgação)

 

Música deliciosa com Ju Ribeiro e Roberto Mendes 

A próxima edição do projeto Culinária Musical será no dia 6 de abril, em novo espaço: a deliciosa Casa Rosa, no Rio Vermelho, em Salvador. Espaço dedicado a atividades artísticas e culturais de variadas linguagens e origens, ele vai receber pela primeira vez o projeto do afrochef Jorge Washington, das 12h às 17h, mesmo horário tradicional do evento que costumava acontecer no Pelourinho.

“Queremos que o Culinária cresça cada vez mais, expandindo seu alcance em outros bairros, chegando a outras pessoas”, diz ele, que na última edição, em 9 deste, celebrou os oito anos do projeto.

A atração principal será a cantora e compositora Juliana Ribeiro, com repertório de clássicos do samba, canções autorais e uma homenagem especial ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Seu convidado especial será o sambista, cantor, compositor e arranjador Roberto Mendes, violonista santamarense que já teve composições gravadas por diversos artistas, entre os quais a saudosa Gal Costa, Maria Bethânia, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Maria Creuza, Simone Moreno, Zezé Motta e Raimundo Sodré.

Nos intervalos, o cantor e compositor baiano João Gonzaga vai se apresentar ao público do Culinária pela segunda vez, com seu figurino de “Pescador Estilizado” e uma mistura de interpretações de clássicos da MPB, como “Sangue Latino”, sucesso dos Secos & Molhados/Ney Matogrosso, e “Casa Aberta”, de Milton Nascimento, em versões remix.

Na cozinha, Jorge vai preparar sua tradicional Big Feijoada do Afrochef com 35 tipos de carne!!! Haverá outras opções, a saber: arrumadinho de fumeiro e a vegana feijão com legumes. Os aperitivos serão casquinha de siri, charque com farofa d’água e aipim frito.  Huuuummmmmmmmmm…é de salivar!

A edição também terá lançamento do livro “A de Afro – Uma Pequena Enciclopédia Visual da Bahia Negra”, produzido pelo ilustrador Patek e pela pedagoga Isadora Cruz com o objetivo de homenagear 26 personalidades, coletivos, territórios, manifestações e tradições culturais da Bahia. E, inovando, também terá espaço reservado às crianças.

O evento terá a participação de personalidades como o cantor Magary Lord, o coreógrafo Zebrinha, a apresentadora Val Benvindo, o cantor Tonho Matéria, o advogado, palestrante e consultor Marinho Soares, a jornalista Tarsilla Alvarindo, dentre outros nomes de destaque na cena cultural baiana.

Mais informações: @culinariamusicalafrochefe

 

Ju é a principal atração na Casa Rosa em 6 de abril (foto: Tetê Marques – divulgação)

 

Guache Marques: expo dos 50 anos de arte 

O artista visual Guache Marques, uma das figuras de destaque das artes visuais da Bahia, comemora meio século de trajetória artística participando da exposição itinerante “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”. A mostra, sob curadoria de Raphael Fonseca, homenageia a efervescência cultural da década de 80 no Brasil e reúne aproximadamente 300 obras de mais de 200 artistas de todo o país. A itinerância passa pelos Centros Culturais Banco do Brasil de quatro capitais: Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.

Guache compartilha esse momento ao lado de outros artistas baianos de relevância, como Goya Lopes, Ayrson Heráclito, Bel Borba, Vauluizo Bezerra, Leonardo Celuque e Jaime Fygura. Sua presença na exposição reafirma sua importância na cena artística nacional, trazendo para o público sua expressividade marcante e sua constante pesquisa visual, que transita entre diversas linguagens e suportes.

Obra de Guache em expo coletiva e itinerante (foto: divulgação)

 

“Aleluia” de volta ao Teatro Módulo

O grande ator baiano Frank Menezes retorna ao palco do Teatro Módulo com “Aleluia”, uma comédia irresistível que fez sucesso na primeira temporada e promete ainda mais gargalhadas.

Sob direção de Marcelo Praddo e texto de Márcio Azevedo e Ricky Hiraoka, a peça acompanha Aleluia Eulália das Neves, uma dona de casa politicamente incorreta, subestimada pela família, mas cheia de opiniões afiadas e um segredo inusitado. Quando ela acredita ter cometido um crime terrível, sua rotina vira um caos hilário e imprevisível!!!

A comédia será apresentada aos sábados de abril, maio e junho na Pituba, sempre às 19h. Agende-se!

Frank em cena no divertido monólogo (foto: divulgação)

 

Carnaval de Salvador em 2026 em Setúbal!

João Falcão Neto, que reside há quatro anos em Coimbra, Portugal, onde realiza doutorado, produtor do nosso querido Armandinho Macêdo em terras lusas e europeias, esteve em hora de almoço em Lisboa com os cantores portugueses Toy e João Mendonza, que cantaram no último Carnaval de Salvador, a bordo do Trio Armandinho, Dodô e Osmar, festejando os 75 anos da invenção do trio elétrico.

Em breve, ele terá novidades sobre a realização do Carnaval de Salvador em Setúbal no ano vindouro! Vale frisar que foi de Setúbal que o navegador português Theodósio Ruiz de Farias levou uma réplica da imagem do Nosso Senhor do Bonfim para Salvador. Ambas as cidades têm suas igrejas dedicadas à fé no Bonfim, e ambas têm como padroeiro São Francisco Xavier!

 

O trio “elétrico” João,  João e Toy: 2026 tem Carnaval com sotaque soteropolitano em Setúbal! (foto: divulgação)

 

Editor: Nelson Rocha, de Portugal

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *