Fliporto anuncia homenageados durante edição 2025 no Brasil e em Portugal

Por Ígor Lopes#

O curador geral e coordenador da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), Antônio Campos, anunciou que a próxima edição internacional do evento literário terá lugar em Aveiro, Portugal, durante a Aveiro Tech Week, que acontece em outubro. A festa decorre durante o “Brasil Tech Days”, iniciativa do Porto Digital Europa.

Segundo apuramos, a Fliporto Brasil, sob a liderança de Antônio Campos, irá promover a Fliporto Portugal, em parceria com o Grupo de Comunicação Novembro, sob a liderança de Avelina Ferraz, tendo o apoio e acolhimento do Porto Digital Europa.

Esta iniciativa aproxima e internacionaliza as iniciativas da Fliporto Brasil de valorização da língua portuguesa e de aproximação com Portugal”, disse António Campos.

Durante o evento, o Livro Geral do Poeta Carlos Pena Filho terá uma edição portuguesa por um dos selos do Grupo Novembro, devendo ser lançado durante a Fliporto Portugal, em Aveiro, e na Fliporto Brasil, em Recife, em novembro deste ano, quando o evento celebra 20 anos.

O nosso compromisso com a cultura e com diálogos culturais se fortalecem com essas iniciativas em curso”, frisarem os responsáveis pelo evento.

Valorização da literatura ibérica

A Fliporto 2025 irá homenagear os poetas Carlos Pena Filho e Miró da Muribeca, reforçando o seu papel de servir, também, como ponte entre o Brasil e o mundo Ibérico.

Uma das homenagens que fará ao poeta Carlos Pena Filho é uma publicação em Portugal, ressaltando a sua infância naquele país, até os 10 anos, para o mesmo ser conhecido em terras lusas.

Também fará uma exposição imersiva sobre o Bar Savoy imortalizado pelo poeta, que era a nossa “A Brasileira do Chiado”, em Lisboa, onde fica uma famosa estátua de Fernando Pessoa, num formato para fotos, local de visitação quase obrigatório. Tal material também ajudará na reabertura do conhecido Bar Savoy, em um formato novo de café, após evento, cujo acervo está em posse da Fliporto.

Carlos Pena Filho é o poeta do Recife e também, paradoxalmente, um grande poeta português, onde viveu até os 10 anos, merecendo Portugal conhecer a sua principal obra, O Livro Geral, e também adotá-lo. Estamos preparando uma edição portuguesa com apresentação de Tânia Carneiro Leão, a sua viúva e artista plástica e de escritores brasileiros e portugueses sobre a sua obra e a influência de Portugal, de Fernando Pessoa, entre outras. Assim como Fernando Pessoa foi primeiro popular no Brasil para depois ser popular em Portugal, iremos lançar, em caminho inverso, agora, o nosso Fernando Pessoa brasileiro, que considero ser Carlos Pena Filho, em terras lusas”, disse Antônio Campos.

Agenda literária em São Paulo

Nos últimos dias, Antônio Campos – foto – manteve uma agenda intensa em São Paulo, Brasil, com vistas à realização da Fliporto. O coordenador geral do evento, além de manter encontros na área jurídica, social, cultural e de negócios, realizou contatos com instituições e artistas.

No campo literário, Campos, que também é bibliófilo, visitou a livraria “La Touche de L Art”, que foca em livros de arte e sensoriais, no Shopping Jardins.

Recorde-se que, no próximo dia 23 de abril, lançará um novo livro sobre a história do livro e da leitura e fará palestra sobre o autor ser o seu editor no mundo digital, que já é uma tendência, no dia Mundial do Livro e do Direito Autoral.
Este ano, Antônio Campos revelou que vai relançar o seu grupo editorial só com livros em formato e-book, com o formato de uma editora e livraria em plataforma.

Fotos: Divulgação
Edição: Nelson Rocha

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *