Por Rafael Destro#
A terceira edição do Fórum de Turismo 60+ já tem data e local definidos: será realizada em 26 de maio, no Holiday Inn Anhembi, em São Paulo. Consolidado como o maior evento B2B do segmento voltado ao turista sênior, o encontro promete ampliar sua relevância com uma programação intensa, que inclui painéis, palestras, debates e oportunidades de networking.
Com expectativa de dobrar o número de participantes em relação à edição de 2024 — que reuniu cerca de 400 agentes de viagem, mais de 30 expositores e 10 painelistas e palestrantes —, a nova edição pretende atrair ainda mais atenção do trade turístico. Ao longo de 10 horas de atividades, o fórum irá explorar tendências, estratégias e soluções específicas para o atendimento ao público 60+, que segue em crescimento no Brasil.
“Estamos muito entusiasmados com a terceira edição do Fórum de Turismo 60+, que será repleta de novidades. A cada ano, testemunhamos um crescimento significativo no interesse e na participação dos agentes de turismo e de gestores do setor, refletindo a importância crescente do público sênior no setor de turismo”, afirma Ana Carolina Melo, idealizadora do evento. “Para esta edição, teremos programação visando também capacitar os profissionais a atenderem com excelência esse segmento tão especial”, completa.
O fórum também destaca a necessidade de um turismo mais inclusivo, adaptado e seguro, reconhecendo as especificidades desse perfil de viajante. Com mais tempo livre, maior poder aquisitivo e um interesse crescente por experiências de qualidade, os turistas com mais de 60 anos têm impactado positivamente o setor e provocado mudanças nas estratégias de operadoras, hotéis, companhias aéreas e destinos turísticos.
Segundo dados de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro é de 76,4 anos, e até 2040 os maiores de 60 anos devem representar quase 25% da população. Esse público movimenta cerca de R$ 1,6 trilhão por ano na economia nacional, sendo um dos segmentos mais relevantes para o turismo.
Foto: Divulgação
Fonte: Brasilturis