IATA lança portal para melhorar o bem-estar de animais no transporte aéreo

 

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) lançou o LAR Verify, um novo portal que pretende contribuir para melhorar o bem-estar e o transporte de animais vivos por via área.

De acordo com um comunicado da IATA, este novo portal reúne todos os requisitos dos operadores aéreos e destinos que constam do Regulamento de Animais Vivos da IATA (LAR).

“O novo portal oferece uma solução de conformidade automatizada para remessas de animais vivos, simplificando o planeamento, a reserva, a aceitação e o manuseio”, explica a IATA.

Os dados da IATA indicam que, no ano passado, houve cerca de 200.000 remessas de animais vivos, o que representa um aumento de 11% face a 2019, estimando-se que este tipo de transporte continue a crescer.

“O volume de carga especializada — em particular, animais vivos — continua a crescer. Para gerir essa oportunidade com segurança e eficiência, um portal digital único que forneça acesso às regulamentações LAR relevantes e facilite o a partilha de dados é essencial”, considera a IATA, que defende, por isso, que o lançamento do portal LAR Verify “é um marco fundamental”.

A IATA revela também que este novo portal pode ser incorporado nos sistemas de gestão de carga, de forma a “facilitar a integração nos fluxos de trabalho existentes”, uma vez que fornece informação sobre a regulamentação para destinos e operadores, assim como sobre os requisitos de documentação, como licenças de importação por destino.

A classificação animal juntamente com normas técnicas, como requisitos sobre os containers e rotulagem, assim como atualizações ao vivo sobre embargos regionais e regulamentações comerciais, incluindo requisitos sobre a gestão de surtos de doenças, são também fornecidos pelo LAR Verify.

A IATA revela ainda que os operadores aéreos responsáveis pelo transporte de animais também podem enviar a documentação para verificação, sendo que, após os documentos estarem confirmados, as companhias aéreas podem emitir uma aceitação física da carga, eliminando a necessidade de transportar animais vivos até que a sua viagem seja confirmada.

Foto: Depositphotos

Font: publituris.pt

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *