Galeria Visit Brasil em Paris debate sobre o audiovisual na promoção internacional do Brasil

 

 

A Galeria Visit Brasil Paris 2025 recebeu, nesta segunda-feira (28), a atriz Dira Paes para falar sobre a interferência das produções cinematográficas sobre o turismo e a percepção internacional da cultura do Brasil.

A artista compôs a roda de conversa “O Brasil nas telas: a influência das atrizes brasileiras na percepção internacional do turismo e da cultura”, ao lado da professora do Bacharelado de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Pará Jorane Castro, da diretora de cinema e roteirista baiana radicada em Paris Liliane Mutti, e da presidente da Academia Brasileira de Cinema, ⁠Renata Magalhães.

O diálogo contou com a mediação de Kátia Adler, da Jangada Festivals, e participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Dira Paes foi convidada em razão da 27ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que começa nesta terça (29) e tem a Agência como patrocinadora. A atriz começou sua fala destacando a importância da galeria, um espaço-conceito com experiências imersivas para apresentar a diversidade brasileira para mercados turísticos internacionais estratégicos.

Dira recordou as próprias origens e a importância ecológica, cultural e artística da Amazônia e seus povos para o mundo. “Eu, como amazônida, o meu olhar é muito intrínseco, porque o que é que eu sinto? Um olhar de identidade profunda. Para onde eu vou, eu levo a Amazônia comigo porque eu tenho a cara da Amazônia. Eu sou estereótipo, vamos dizer assim, de uma amazônida. A Amazônia está em mim o tempo todo. E, de certa forma, durante esses 40 anos de carreira, eu também fiz esse movimento sem intenção, levando para os meus filmes onde eu estava presente essa Amazônia que eu sou”, disse.

A atriz ressaltou a importância do cinema para envolver os espectadores com os cenários das histórias, gerando identificação e provocando questionamentos a partir do audiovisual. E no caso da Amazônia, a compreensão sobre o bioma e os povos que nele vivem. Para ela, é importante que esse conhecimento se estenda a todos os biomas. “Você vê, ouve, entende sente curiosidade e busca quando você se identifica. Você busca fazer parte dessa ideia, dessa proteção”, afirmou Dira Paes.

“O cinema é uma maneira mais rápida e eficaz de romper fronteiras, de romper o desconhecido. E isso quando acontece com emoção, além de tudo, não só com a parte documental, mas através de uma história ficcionada, você consegue ser muito mais eficaz, porque o que toca o coração está tocando a sua mente. A COP30, no próximo novembro, vai ser no Pará, no coração da Amazônia, e eu sinto que, a partir dali, vai haver um aumento muito grande em torno dessa vocação natural que o Brasil tem para ser um país extremamente cinematográfico”, completou a atriz.

Diversidade e cinema

Para Freixo, o audiovisual é importante para mostrar ao mundo a diversidade brasileira. “O Brasil que queremos mostrar não é apenas um cartão-postal. É um país feito de histórias contadas por mulheres como Dira e tantas outras, que traduzem nossa diversidade em personagens inesquecíveis. Em um mundo onde as telas dominam a percepção, o desafio é que o cinema não apenas mostre o Brasil, mas o faça com responsabilidade. tem sido prioridade desde o primeiro momento estruturar a promoção do turismo brasileiro através do audiovisual de forma estratégica e estruturada, numa ação de governo”, explicou.

Já Liliane Mutti falou da importância do envolvimento da Embratur com o debate sobre o fortalecimento do audiovisual brasileiro a partir da promoção internacional dos destinos, da cultura e da história do país. “A Embratur e todas as forças que estão fazendo isso acontecer têm essa sensibilidade com o audiovisual e com o cinema. A gente, com o cinema, atravessa todos os setores da economia, levando as nossas vozes e a nossa brasilidade para o mundo”, ressaltou.

A Agência, em parceria com o Sebrae, deu início, neste sábado (26), à segunda edição da Galeria Visit Brasil em Paris. Com o tema ‘Uma viagem ilustrada aos patrimônios da UNESCO no Brasil’, o espaço-conceito segue recebendo o trade turístico francês, jornalistas e influenciadores até 30 de abril, e oferecerá ao público  uma imersão sensorial nos 32 patrimônios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que o Brasil abriga.

Experiências autênticas

Mais cedo, também nesta segunda, a Embratur apresentou uma série de viagens e experiências autênticas oferecidas em destinos na Bahia, Maranhão e Piauí, além das cidades de Salvador (BA), e Niterói (RJ). O encontro aconteceu na Galeria Visit Brasil e reuniu operadores e agentes de viagem europeus que terão a oportunidade de oferecer esses produtos para turistas franceses.

Os convidados assistiram a um painel sobre as experiências selecionadas e peças audiovisuais sobre o tema. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância de diversificar os destinos brasileiros no mercado turístico europeu. “A França já é o maior emissor de turistas da Europa para o Brasil. No primeiro trimestre de 2025, nós recebemos mais de 82 mil turistas franceses, um crescimento de 24,3%. E no caso da Europa, o número de visitas no primeiro trimestre foi de 513.769, 15,5% a mais que no ano passado”, apontou.

Ao falar sobre a Bahia, o diretor de Promoção da Secretaria de Turismo do estado (Setur-BA) Pedro Gramacho destacou alguns dos patrimônios históricos baianos. “Para nós do destino Bahia, é muito importante participar da Galeria em Paris. Temos patrimônios mundiais da Unesco, como o Centro Histórico de Salvador e nesse ano passamos a receber ainda mais turistas franceses. O mercado francês em especial gosta muito da Bahia pois temos não só cultura e história, mas turismo religioso, alta gastronomia e, claro, as nossas belezas naturais”, exaltou.

No caso do Piauí, o diretor comercial para Mercados Europeus da Investe Piauí Daniel Monteiro Martins, lembrou do Parque Nacional Serra da Capivara. “O Piauí é um estado que tem uma característica muito importante quando o assunto são parques nacionais, principalmente ligados a pinturas rupestres. Temos três parques nacionais. Aqui na Galeria o tema foi o Parque Nacional Serra da Capivara por ser patrimônio mundial da Unesco desde 1991, e muito nos honra estar aqui apresentando essa riqueza arqueológica que está sendo conhecida internacionalmente”, disse.

A Secretária de Turismo do Maranhão, Maria do Socorro Araújo, levou folclore e cultura para sua apresentação. “Temos três patrimônios Unesco no Maranhão. O Centro Histórico de São Luís, o Bumba-Meu-Boi e os Lençóis Maranhenses. Essa Galeria veio para trazer uma imersão nesses patrimônios. Um movimento para mostrar a grandiosidade e o potencial que a gente tem no Brasil.”

E o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Cezar Barbosa Bento, por sua vez, lembrou do interesse francês pelo município fluminense. “É extremamente importante estar aqui na Galeria, e muito estratégico comercialmente falando. No ano passado, 30% dos turistas internacionais que recebemos em Niterói foram franceses. Eles buscam não só as belezas naturais e a cultura da cidade, mas as belezas arquitetônicas de Oscar Niemeyer”, afirmou.

Parceiros

Além do Sebrae, são parceiros da Embratur na Galeria Visit Brasil: o Sebrae, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA); a Embaixada do Brasil em Paris; o Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores; os governos dos estados da Bahia, Maranhão e Piauí, e as prefeituras de Salvador e Niterói.

Foto: Renato Vaz

Fonte: Embratur

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