A Embratur, em parceria com o Sebrae, promove, de 19 a 20 de maio, o Visit Brasil Summit, evento inédito e estratégico para delinear o futuro da promoção turística internacional do país. Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, a primeira edição do evento tem como palco o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), e vai reunir especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo brasileiro para alinhar estratégias e pensar o posicionamento do Brasil no cenário global.

O Visit Brasil Summit é um marco na agenda do turismo no país e surge como um espaço de debates e cocriação de estratégias para fortalecer o nosso posicionamento como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais. Entre os principais eixos temáticos estão a diversidade, a inclusão, a sustentabilidade, a cultura de dados, a criatividade e a inovação, que vão nortear as discussões e os painéis do Summit.
Um aspecto importante da Embratur e do Sebrae para a iniciativa é o compromisso com a igualdade de gênero entre os palestrantes, assegurando uma pluralidade de vozes e experiências no centro do debate. Representando o público feminino, estão entre as convidadas a empreendedora e guardiã da floresta Adriane Lanawa (personagem do Turismo Transforma), que dedica sua vida ao turismo responsável e ao fortalecimento das comunidades por meio da Casa Lanawa, localizada na comunidade indígena Makuitá, em Novo Airão (AM).
O evento traz, ainda, nomes como o da escritora brasileira Conceição Evaristo, da professora doutora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Mariana Aldrigui, do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, do diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri, do ministro do turismo, Celso Sabino, entre outros.
Espaço coletivo
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Visit Brasil Summit vem como um marco na promoção do turismo brasileiro e ajudará a Embratur e os destinos a darem uma identidade única para o país no exterior. “Nós conseguimos colocar o Brasil numa condição de competitividade no turismo internacional. Com isso, estamos batendo recorde atrás de recorde em entrada de turistas e de divisas deixadas pelos visitantes nos nossos destinos. Também estamos fortalecendo nossa conectividade. E precisamos manter essa crescente. É hora de assumir a vanguarda. Projetar o futuro sobre temas que ditarão o fluxo de viajantes pelo mundo nas próximas décadas. Esse é o desafio posto para o Visit Brasil Summit”, disse.
O diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, lembrou que, na ocasião, a Agência vai lançar o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil (2025-2028). Construído a partir de uma ampla consulta pública e com a participação da Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização no Turismo do CNT, o documento é uma das 20 medidas estratégicas previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que busca tornar o Brasil líder da recepção de visitantes na América do Sul até 2027.
Para Reis, “o Visit Brasil Summit chega em um momento fundamental para o turismo brasileiro”. “Assim como foi a construção do novo plano de Marketing Turístico Internacional da Embratur, o nosso evento foi pensado para ser um ambiente de construção coletiva. É uma oportunidade para alinharmos tendências, trocarmos experiências e fortalecermos o Brasil como um destino diverso, inovador e preparado para receber cada vez mais turistas internacionais. Os nossos convidados nos ajudarão a pensar soluções inovadoras e explorar novas possibilidades para ampliar nossa competitividade global”, destacou.
“O plano de marketing que será lançado é fundamental, pois ele posiciona o Brasil com foco nos objetivos que realmente precisam ser ressaltados, com as nossas particularidades, nossas riquezas e criatividade. Com isso, o plano alinha a nossa fala, o nosso propósito como país, e coloca todas as lideranças do turismo com o mesmo objetivo, buscando o mesmo resultado, que é valorizar o país como um destino turístico competitivo. E os pequenos negócios estão inseridos nesta estratégia de forma central, pois mais de 95% das empresas do setor são de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Inscrições abertas
Com um formato híbrido, o Visit Brasil Summit oferecerá acesso online gratuito para profissionais do turismo, gestores públicos e privados, empreendedores, estudantes e demais interessados. Além de acompanhar as palestras e debates, os participantes virtuais poderão interagir com os palestrantes através de perguntas enviadas via Whatsapp. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site visitbrasilsummit.com.br.
Fonte: Embratur