Filme franco-brasileiro em Paris, expo em Odivelas e hits em Salvador estão no Tour Cultural

Tour Cultural – Duda Tawil#

 

Salut, mes ami.e.s! exibido em Paris –

As portas do Cine L´Arlequin, no 6° distrito da Cidade Luz, que acolhe até o próximo dia 6 o 27° Festival do Cinema Brasileiro de Paris, abriram bem matinais, hoje, às 9h30, para a sessão escolar do filme Salut, les ami.e.s!, título original em francês mesmo, da realizadora baiana Liliane Mutti, um documentário de 73 minutos falado em português e filmado em Niterói-RJ.

Na plateia, alunos das escolas francesas Lycée International de l´Est Parisien, de Noisy-le-Grand; Collège Lucien Césaire, de Fontainebleau; e Lycée André Malreaux, de Montreuil, com os professores Rita Carvalho, na coordenação das turmas, Lucien Dioulf, Sylvia Meliciano e Étienne Bezoit.

Afora algumas imagens aéreas da cidade e da Baía de Guanabara, todo o documentário se passa dentro da escola CIEP 449 Gov. Leonel de Moura Brizola Intercultural Brasil-França, no bairro de Charitas/Preventório, seu nome completo. A própria escola é a protagonista do filme, como explicou Lili.

O fato de ser o único colégio público franco-brasileiro bilíngue da América Latina fez com que nascesse na diretora o desejo em contar a sua história para todos. Liliane mora em Paris há alguns anos com seus dois filhos, faz doutorado em cinema e vive em Niterói parte do ano, onde também ensina a Sétima Arte.

Na escola de 280 alunos, algumas e alguns deles, de diversos horizontes sociais, contam as suas vidas fora do universo escolar e dentro dele, os sonhos, o que pensam da escola e como veem o amanhã.

De Niterói para a projeção em Paris veio o diretor da escola que existe há 11 anos, Cícero Tauil, descendente de imigrantes libaneses que se estabeleceram no comércio de tecidos no centro de Niterói, há mais de um século, emocionado no filme.

Sempre passionée/apaixonada por cada filme que realiza, Liliane, ao lado de Cícero e parte da equipe técnica presente, respondeu também com emoção às perguntas da turma, todos falando português e curiosos sobre vários aspectos do filme. Eles agora se reúnem para decidirem entre outros dois filmes qual levará o “IV Prix Lycéen do Festival”.

Parabéns a todas e a todos = a todes!

Mais informações: www.jangada.org

Solange Cidreira, Daniela Ramalho, Liliane Mutti, Cícero Tauil e Daniel Zarvos, este diretor de fotografia e produtor executivo, estão na equipe do filme (crédito: Duda Tawil – PTT)

 

“Metamorfoses” em Odivelas, Portugal

A Galeria D. Dinis do Centro de Exposições de Odivelas, municipalidade perto de Lisboa, cujo prefeito é Hugo Martins, recebe a exposição de pintura e escultura Metamorfoses: O Universo de Renato Rodyner, da coleção do arquiteto Luís Nóbrega, a partir das 21h do dia 8 de maio vindouro.

Renato é um artista luso-brasileiro, gaúcho, de renome internacional, cuja obra tem sido exibida em importantes museus e galerias de todo o mundo. A mostra ficará até 22 de junho.

Ela reúne obras emblemáticas do artista, selecionadas na prestigiosa coleção particular de Nóbrega, e revela a evolução artística de Rodyner através de duas décadas de criação, apresentando 20 obras-primas cuidadosamente escolhidas entre as mais de 50 que compõem o acervo do colecionador. Cada peça reflete a singular linguagem visual do artista, onde cores vibrantes e formas dinâmicas exploram as transformações da matéria e do espírito.

Luís Nóbrega, reconhecido mecenas das artes em Portugal e empresário à frente da cadeia de academias Lemonfit, construiu ao longo dos anos uma notável coleção que abriga grandes nomes da pintura portuguesa e internacional.

“Metamorfoses” é uma oportunidade única para o público de Odivelas, e português, em geral, descobrir a obra desse importante artista luso-brasileiro, cuja produção atravessa fronteiras e ressignifica nossa percepção do mundo contemporâneo.

Na vernissagem acontecerá um momento musical com o duo de músicos João Massano e Riko Dorileo, que inclusive criaram uma música especial para o evento.

Mais informações: @rodyner

 

“Aconchego das Flores”, obra de Rodyner que estará em exibição na mostra (foto: divulgação)

DiDengo traz sucessos de Rita Lee e Vitor Kley

A banda DiDengo, liderada pelo cantor Biel Brito, acaba de lançar duas canções que fizeram sucesso nas vozes de Rita Lee e Vitor Kley.  Esse é o último lançamento do projeto PutaSom 2, que traz releituras de hits da música brasileira, com a pitada e a musicalidade do grupo. São as canções ‘O Sol’ e ‘Mania de Você’.

“Interpretar e dar uma nova roupagem para um hit da nossa eterna Rita Lee é uma grande honra. Ela é e sempre será uma grande referência musical, uma artista única e que merece todas as homenagens existentes. Aliado ao sucesso dela, trouxemos também uma canção que tem uma letra muito gostosa e que já fazia parte do nosso repertório. ‘O Sol’ chegou com uma pegada gostosa e eu espero que a galera curta”, comentou Biel.

O projeto está disponível em todas as plataformas e no canal oficial da DiDengo no YouTube. O mashup tem produção musical e arranjos de Marcelinho Oliveira.

Mais informações: @bandadidengo.

                O cantor Biel e duas consagradas regravações (foto: divulgação)

 

 

Editor: Nelson Rocha, de Portugal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *