Brasil será o País de Honra oficial do Marché du Film – Festival de Cannes 2025

 

 

O Marché du Film – Festival de Cannes está se preparando para destacar a vibrante indústria cinematográfica e a excelência criativa do Brasil de 13 a 21 de maio de 2025, durante o 78º Festival de Cannes.

Como País de Honra oficial, o Brasil cativará os participantes com uma programação empolgante de mostras, programas e eventos que destacam a vitalidade de seu setor audiovisual, a criatividade de seus talentos e seu profundo compromisso com a colaboração internacional.

Esta edição histórica também marca um momento recorde para a participação brasileira no mercado, com um aumento de 50% no número de profissionais presentes em comparação aos anos anteriores — um sinal claro da crescente presença global do país e do impulso da indústria.

Organizada pelo Ministério da Cultura do Brasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (por meio do Instituto Guimarães Rosa e da Embaixada do Brasil em Paris) e a ApexBrasil, a participação do Brasil em Cannes desempenhará um papel fundamental na Temporada Brasil-França, uma iniciativa cultural que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre as duas nações.

A delegação oficial, composta por cerca de 60 agentes do setor audiovisual apoiados pelo MinC, como cineastas, produtores e talentos da indústria brasileira, estarão presentes ao longo do evento em vários dos principais programas do Marché du Film:

  • Producers Network: Cinco promissores produtores brasileiros e seus últimos trabalhos serão apresentados durante um dos exclusivos Cafés da Manhã da Rede de Produtores, promovendo oportunidades de networking e coprodução.
  • Cannes Docs: O Brasil apresentará um vibrante conjunto de quatro documentários em andamento, em busca de apoio de pós-produção, financiamento de gap e/ou exposição em festivais.
  • Goes to Cannes: Em colaboração com o Festival do Rio, cinco obras de ficção brasileiras em andamento serão exibidas para conectar cineastas com potenciais agentes de vendas, distribuidores e programadores de festivais.
  • Spot the Composer: Dois talentosos compositores brasileiros foram selecionados para este programa exclusivo de matchmaking que conecta talentos musicais emergentes a diretores e produtores.
  • Cannes Makers: Dois profissionais brasileiros em ascensão estão entre os dez participantes deste programa intensivo de mentoria e treinamento, projetado para os futuros líderes em vendas internacionais.
  • Co-Production Day: Em parceria com o CNC, os Encontros de Coprodução França-Brasil conectarão dez produtores brasileiros com produtores franceses por meio de uma série de encontros individuais com curadoria, projetados para estimular novas colaborações.

Além disso, o Brasil sediará três painéis de conferências no Marché du Film para oferecer uma visão aprofundada do seu dinâmico setor audiovisual. Com palestrantes renomados de importantes instituições brasileiras, as sessões apresentarão a vasta rede de instituições que impulsionam as políticas audiovisuais do Brasil, uma apresentação das principais associações brasileiras abertas à colaboração internacional e uma mostra de grandes players da indústria que compartilharão estratégias para parcerias globais. A programação completa pode ser conferida abaixo.

Participantes do mercado interessados ​​em explorar novas colaborações podem se conectar com representantes brasileiros no Palais des Festivals, onde espaços dedicados serão oferecidos pelo Cinema do Brasil, SPCINE (Companhia Paulista de Cinema e Audiovisual) e RIOFILME (Rio de Janeiro Film Commission). Esses locais oferecerão insights sobre incentivos de coprodução, oportunidades de financiamento e perspectivas de parceria dentro do dinâmico setor audiovisual brasileiro.

Ampliando ainda mais a presença do Brasil, “O Agente Secreto”, do aclamado diretor Kleber Mendonça Filho, foi oficialmente selecionado na Competição e concorrerá à Palma de Ouro. Filmado entre Recife e São Paulo, este drama envolvente — estrelado por Wagner Moura — explora as tensões políticas de 1977, durante a ditadura militar brasileira. O filme é uma coprodução franco-brasileira (MK2 Productions, Lemming, One Two Films), capturando o espírito de colaboração criativa que impulsiona o intercâmbio cultural bicentenário deste ano.

O Brasil dará início oficial ao Marché du Film de 2025 coorganizando a aguardada Festa de Abertura do Marché na Plage des Palmes, o festival e o espaço oficial do Marché à beira-mar, com a ilustre presença da Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, convidando os participantes a vivenciarem uma noite inesquecível repleta de cultura e festividades brasileiras.

Da apresentação de novos talentos e projetos ao fomento de importantes parcerias internacionais, a participação do Brasil no Marché du Film em 2025 promete ser um testemunho contundente da diversidade, inovação e ambição global de sua indústria cinematográfica e audiovisual.

Fonte: Ministério da Cultura

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *