Premiação, balão, expo, cine, feira em Paris e mais eventos no Tour Cultural

Tour Cultural – Duda Tawil

 

 

 

Patrick Zachmann, a memória do cinema

A Associação da Imprensa Estrangeira da França (APE), sediada em Paris, concedeu o seu “Grande Prêmio da Memória do Cinema” de 2025 ao fotógrafo, repórter fotográfico e cineasta Patrick Zachmann, “por sua contribuição ao cinema de documentário francês e mundial”. A premiação, batizada de Les Plumes d´Or, é uma parceria da APE com a União dos Jornalistas de Cinema (UJC), e aconteceu na Escola de Hotelaria EREA Alexandre Dumas, no 15⁰ distrito da Cidade Luz.

Membro da Agência Magnum Photos desde 1985, o laureado se dedica profissionalmente, com paixão, a questões relacionadas à identidade, à memória e à imigração. Francês, nasceu em Choisy-le-Roy em 1955. Também é autor de livros, como sobre a restauração e renascimento da Catedral de Notre-Dame de Paris, de 2023.

Mais informações: @pzachmann

O grande Patrick Zachmann, o laureado da APE e da UJC deste 2025 (crédito: Duda Tawil – PTT)

 

Ground Control e Communale Saint-Ouen, na França

Foram reabertos em Paris e na municipalidade vizinha de Saint-Ouen uma interessante proposta de lazer que une cultura e gastronomia, separadas, ou melhor, ligadas, em alguns minutos, pela linha de metrô 14, da estação Gare de Lyon até a Prefeitura/Mairie de Saint-Ouen: trata-se do projeto comum Ground Control e Communale Saint-Ouen.

Batizado de Festival Hors Ligne, projeto é uma criação de Denis Legat, diretor associado à agência de eventos La Lune Rousse, que gerencia os dois espaçosO festival rola até 27 de julho, em diversos espaços para exposições temporárias, livraria, campeonatos, filmes, cursos, ateliê, DJ, snacks e na área externa, vários food trucks que propõem delícias da culinária francesa e internacional, de maneira descontraída e abordável para todes.

Entre esses, estão, por exemplo, o Chango (um “carrito argentino”); o Bouboule, de pratos franceses tradicionais,, revisitados em bolinhos com molhos específicos para cada especialidade; o assador Little Drop; o Will’s Deli, de deliciosos hambúrgueres e sanduíches com toques turcos, como o pastrami, e molhos americanos; e a cereja do bolo é o Bon Dimanche, literalmente, “bom domingo”, mas em todos os outros dias da semana também, de sorvetes divinos!!!

Atualmente, na parte cultural está em cartaz, até 22 de junho, a exposição Allez Voir Ailleurs, de três companheiros de estrada, três jovens repórteres globe trotters, que sempre viajam três meses, juntos, em aventuras, literalmente, jornalísticas e fotográficas, de minifilmes também, que são Serge Haston, Louis Borel e Nicolas Cortès. Eles encarnam os ideais do projeto por serem “livres e curiosos”. Entre 2023 e 2024 eles realizaram três longas viagens, pela França, à Rússia e aos EUA. Os seus trabalhos, frutos delas, são o tema da exposição, e ainda editam a revista Invendable, “carnês de reportagens muito independentes”, à venda na livraria do Ground Control.

Ground Control fica no n° 81 da rue de Charolais, no 12° distrito de Paris.

Mais informações: www.groundcontrolparis.com www.groundcontrolparis.com/project/festival-hors-ligne/

 

Serge e Louis explicam a sua expo “Allez Voir Ailleurs” (crédito: Duda Tawil – PTT)

 

Balão Generali no céu de Paris!

De volta ao céu de Paris, exatamente ao Parque André Citroën, no 15° distrito da Cidade Luz, o Balão Generali  é uma forma de divertimento e mais uma atração turística da alta estação da capital francesa. Porém, é cada vez mais um alerta e uma conscientização para enfrentar os efeitos e todas as questões acerca do aquecimento global, cada mais sentidos, em todo o planeta.

Antes do “voo” inaugural, no final de abril, que dura cerca de 15 minutos – o balão é içado a 150m do solo, a bordo até 30 passageiros e fica atado por grossas cordas no chão – a deliciosa experiência, coroada de linda vista como da Torre Eiffel, bem próxima, no mesmo distrito, e outros monumentos icônicos, diretores, professores, políticos encarregados do assunto, especialistas do clima e do meio ambiente tomaram a palavra, como Elise Ginioux, diretora de Comunicação, da Durabilidade e dos Negócios Públicos da Generali France; Dan Lert,  político da Prefeitura de Paris; Jérôme Giacomoni e Mathieu Gobbi, cofundadores da Aérophile; Vincent-Henri Peuch, diretor junto à União Europeia e ao ECMWF/Copernucus (centro europeu de previsões meteorológicas); Michel Ramonet, diretor de pesquisas do CNRS e coordenador da rede ICOS-França; e Jean-Laurent Granier, CEO da Generali France.

Foi também inaugurado o “Salão Clima, Saúde: pesquisa e inovação para amanhã”, apresentação de dados atualizados, encontros com científicos e a subida no balão. Essas autoridades no assunto estarão presentes,  na sua maioria, na COP30, a conferência mundial sobre o clima, que em novembro acontece em plena Amazônia brasileira, em Belém do Pará.

O balão funciona, para além do lúdico, como um verdadeiro laboratório científico voador, acessível ao público, para cada vez mais aumentar a tomada de consciência sobre as questões ambientais e sanitárias para o planeta, assim desenvolvendo uma cultura de prevenção para todes.

Mais informações: www.ballondeparis.com e @ballongeneralideparis

O balão está no centro do Parque André Citroën, no 15° distrito de Paris (crédito: Duda Tawil – PTT)

 

Memórias da dança negra baiana em Paris

Dentro do 27° Festival do Cinema Brasileiro de Paris, que aconteceu até terça passada, dia 6, a presença da cultura baiana aconteceu através do filme Ijô Dudu: Memória da Dança Negra na Bahia, do coreógrafo do Balé Folclórico da Bahia, Zebrinha, apelido de José Carlos Arandiba. Ele foi apresentado em francês pela cachoeirana Dimi Ferreira, há mais de 30 anos estabelecida na França, reputada coreógrafa, professora dos conservatórios de artes parisienses e dançarina, ela mesma uma das pioneiras da dança afro-contemporânea em Salvador, com mestrado pela Université René Descartes, da capital francesa. O filme foi projetado em parceria com a Lavagem da Madeleine, que este ano acontece de 9 a 14 de setembro.

O documentário, de 2023, com duração de 88 minutos, aborda ideias audaciosas e corajosas de duas gerações de mulheres e homens negros, que utilizam seus corpos  como principais ferramentas de afirmação de sua identidade. É um ótimo documentário filmado da memória da dança negra na Bahia, como também da resistência da negritude.

Disse Dimi sobre a obra: “Através das histórias de 18 artistas de dança de Salvador da Bahia, este documentário nos leva aos bastidores de seus treinamentos e carreiras. Os muitos obstáculos encontrados por causa do racismo sistêmico e da opressão de classe, ainda muito presentes em nossa sociedade, fazem com que suas vozes sejam cheias de emoção e verdade”.

Segundo relatou, entre as décadas de 70 e 90 houve um renascimento da dança em Salvador da Bahia, “do qual tive a sorte de participar. Grupos independentes e escolas públicas de ensino médio estavam profissionalizando jovens negros, homens e mulheres das classes populares, que não eram aceitos pelas escolas de balé. Mestres comprometidos e apaixonados, como Maître King e Clyde Morgan, treinaram gerações de dançarinos completos que sabiam dançar, cantar, atuar e ensinar. Atualmente, eles estão presentes em muitos países do mundo, inclusive na França. Este documentário os torna visíveis”, concluiu.

A coreógrafa baiana Dimi Ferreira apresentou a obra em Paris (crédito: Duda Tawil – PTT)

 

Foire de Paris na Porte de Versailles

Na sua 121a edição, a Feira de Paris acontece durante 12 dias e fechará suas portas no próximo domingo. Ela existe desde 1904. O evento está sempre de mãos dadas com a tradição e a inovação, tudo alinhavado num ambiente de compras e negócios, mas num ambiente festivo, e de muita convivência.

Nesse aspecto, a gastronomia, tanto para consumir lá mesmo como para levar para casa, é um dos faróis, seja no pavilhão das especialidades das regiões francesas, como no World in Paris, que reúne sabores de 40 países dos 5 continentes. O Brasil sempre marca presença com seu aguardado rodízio de churrasco e moqueca à baiana do restaurante Delícia do Brasil, que faz 10 feiras por ano, de Élodie Latière e Cleomar Rodrigues, 25 anos de França, sendo Emiliana de Marselha a símpática recepcionista do concorrido espaço.

E, pela primeira vez este ano, com um standLa Brigaderie de Paris (www.labrigaderiedeparis.com @labrigaderiedeparis), da empresária, chocolate maker ou ainda chocolatière bean to bar Marina Blanck Stroh, com todo tipo de brigadeiro, seu carro-chefe, chocolate em pó e amêndoas raras do Brasil, de alta qualidade, ainda pouco conhecidas na França. Fundada em 2013, a La Brigaderie fica no n° 14 da rue de Sancé, em Montfort L´Amaury, cidade da região parisiense, é uma habituée da Porte de Versailles quando do Salão do Chocolate, em outubro/novembro.

A feira é mais visitada do que a Torre Eiffel durante os seus 12 dias. São 400 mil visitantes no total, em vários pavilhões que perfazem 100mil m2 de exposição ou 14 campos de futebol. Se tudo fosse feito/percorrido num só dia, seriam 10km de caminhada. Quase 30 mil refeições são servidas a cada dia.

Ela funciona diariamente das 10h às 19h, e amanhã, dia 10, véspera do encerramento, a feira faz a “nocturne”, ou seja, vai até as 22h, e o ponto alto é o seu Festival dos Trópicos, que vem a ser a maior manifestação festiva afro-caribenha de toda a Europa, no Pavilhão 4. Entre os pavilhões existem ainda muitos food trucks e lazer para crianças e adultos.

Mais informações: www.foiredeparis.fr

Marina à frente do seu stand, estreando na Foire de Paris (crédito: Duda Tawil – PTT)

 

 

“Vestidinho de Vestidão” de Zuarte Jr

Após o lançamento do e-book em 2021, através da Lei Aldir Blanc, Vestidinho de Vastidão, livro de poemas do artista Zuarte Jr., ganha versão impressa quatro anos depois. Selecionado no edital Apoio às Artes – Lia da Silveira, através da Lei Paulo Gustavo, com apoio institucional do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal, o lançamento do livro físico está confirmado para o próximo dia 24 de maio, no MAC – Museu de Arte Contemporânea, na Graça, a partir das 17h.

Com uma tiragem inicial de 500 exemplares, o livro tem 208 páginas e ilustrações em cor do próprio autor. No dia do lançamento haverá um ato poético-musical com a participação dos atores Jackson Costa e Jarbas Oliver, e da cantora Claudia Cunha, a mais baiana das paraenses. Os livros estarão à venda somente nesse dia a preço promocional.

 

Zuarte Jr lançará livro físico no MAC, na Graça, em Salvador (foto: divulgação)

 

Curso de culinária ayurvédica em Salvador

A renomada especialista em alimentação ayurvédica na Índia, Sonali Shinde, estará em Salvador entre os dias 22 de maio e 5 de junho, oferecendo consultas personalizadas e um curso especial de culinária ayurvédica.

A visita da Dra. Shinde representa uma oportunidade única para os interessados em conhecer mais sobre esta antiga ciência indiana da saúde, que busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito através de práticas alimentares, ervas medicinais e rotinas diárias personalizadas.

Durante sua estada na capital baiana, os participantes poderão aprender princípios práticos da alimentação ayurvédica, que considera os diferentes biotipos (doshas) e como adaptar a alimentação para promover saúde e bem-estar de acordo com as necessidades individuais.

Mais informações  e agendamentos: ayurvedabahia@gmail.com

Sonali Shinde em breve estará em Salvador (foto: divulgação)

 

Editor: Nelson Rocha, de Portugal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *