
Eventos diversos movimentaram quatro zonas turísticas da Bahia, no último fim de semana, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). No Centro de Convenções de Feira de Santana, nos Caminhos do Sertão, o 14º Festival de Sanfoneiros reuniu artistas e admiradores da cultura nordestina, com a proposta de valorizar a importância da sanfona, em combinação com outros instrumentos musicais.
As apresentações foram divididas em quatro categorias, incluindo uma infanto-juvenil. “O público correspondeu com muita animação às apresentações dos instrumentistas e músicos convidados. Tivemos representantes da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Ceará, São Paulo e Paraná. O evento também agregou atividades turísticas na região”, relatou Pedro Pinheiro, da organização do festival.
Na Costa do Descobrimento, a 2ª Feira de Agricultura de Eunápolis movimentou negócios, serviços e cultura, no Espaço Rondelli, atraindo cerca de 30 mil pessoas. A programação incluiu palestras, ações sociais e atrações musicais.
Em Nilo Peçanha, na Costa do Dendê, moradores e visitantes lotaram a Festa de São Benedito, no distrito que leva o nome do padroeiro, com celebrações religiosas e shows de artistas do arrocha, forró e pagode, entre eles, Ney Talles, Cangaia de Jegue e Filipe Escandurras.
Já em Salvador, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, aconteceu o 1º Festival da Juventude do Nordeste de Amaralina, uma iniciativa do coletivo NORDESTeuSOU, em parceria com o Comitê Institucional da Política Pública de Juventude (Coijuve). As atividades foram concentradas no Colégio Estadual Polivalente, no Beco da Cultura, com oficinas de dança e de grafite e rodas de capoeira, que mobilizaram estudantes do bairro e de outras regiões da cidade.
“É muito importante para nós que o Governo do Estado tenha reconhecido a necessidade de estimular as atividades culturais nas periferias. Ocupar as escolas nos finais de semana e oferecer oportunidades reais para a juventude é fundamental. Nesse sentido, a Setur-BA tem sido uma parceira essencial em ações no Nordeste de Amaralina”, ressaltou o coordenador do evento, Rodrigo Coelho.
.