II Congresso da Febtur cumpre sua missão e deixa legado para a comunicação turística

Evento nacional promovido pela Febtur em Belém do Pará teve seis dias de atividades intensas, incluindo palestras e painéis, visitas técnicas, imersões culturais e lançamento de ferramentas de comunicação para o setor.

Por Seleucia Fontes#

 

A capital paraense se consolidou como epicentro da comunicação turística no Brasil ao sediar, entre os dias 10 e 15 de junho, o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, promovido pela Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). Com o tema “Sustentabilidade também se faz com informação”, o evento reuniu mais de 100 profissionais da comunicação de todas as regiões do país, além de convidados do Uruguai e da Espanha, em uma programação técnica e vivencial marcada pela diversidade de olhares e experiências

Congressistas participaram da saída de barco do Arraial do Pavulagem (Seleucia Fontes)

 

Segundo Christina Hayne, presidente da Febtur Pará, o congresso inovou na parte técnica ao adotar um formato dinâmico e participativo, com destaque para as mesas temáticas e painéis que trataram de comunicação, diversidade, inclusão e sustentabilidade sob diferentes perspectivas. “Acredito que esse foi o ponto forte do evento. Tivemos convidados com visões muito ricas, e a apresentação da nova plataforma da Febtur, com o guia de redação para jornalistas de turismo, foi um marco”, afirmou.

Os participantes puderam acompanhar palestras com especialistas em turismo cultural, oficinas sobre o uso da imagem na promoção de destinos, e mesas que trouxeram debates potentes sobre temas urgentes, como o papel da mulher negra no turismo, inclusão de pessoas com deficiência e estratégias de comunicação para engajamento social.

Visita ao Mangal das Garças com plantio de mudas (Eduardo Santana)

 

Para o presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro, o evento superou as expectativas. “Valeu a pena fazer o congresso em Belém. Conseguimos realizar um encontro recheado de atrações e conteúdo relevante, com a presença de profissionais experientes e novos comunicadores comprometidos com o turismo responsável. Isso só foi possível graças à mobilização conjunta de patrocinadores, apoiadores e voluntários.”

 Imersões técnicas e vivências

Um dos destaques do evento foram as visitas técnicas a destinos turísticos da região, que proporcionaram aos congressistas uma imersão prática no turismo sustentável da Amazônia. Os roteiros incluíram Belém (continental e insular)Augusto Corrêa/BragançaSalinópolis e Mosqueiro, onde os participantes conheceram iniciativas de turismo comunitário, projetos culturais e ações de valorização da gastronomia e das tradições locais.

 

Momento da visita técnica a Mosqueiro (Hélio Costa)

 

Christina Hayne destaca a visita a Mosqueiro como uma das mais emocionantes. “Foi um momento de conexão com a comunidade, com destaque para a religiosidade, a cultura local e a culinária paraense, que esteve presente em toda a programação.”

 Hospitalidade, cultura e sabor

Logo na abertura, realizada na Casa das 11 Janelas, o chef Saulo Jennings, embaixador da ONU para o Turismo Gastronômico, deu o tom da experiência sensorial que acompanharia todo o evento. Ao longo da semana, a cultura, a música e os sabores do Pará foram celebrados em almoços e jantares temáticos, com apoio de instituições como o Senac e participação de chefs locais. “A gastronomia foi, sem dúvida, uma das formas mais vivas de comunicação do congresso”, comentou um dos participantes.

Visita à fábrica de chocolates artesanais Filha do Combu (Eduardo Santana)

Reconhecimento e gratidão

Em nome da delegação da Bahia e demais participantes, o jornalista Benneh Amorim agradeceu a equipe organizadora do Pará pelo carinho e competência com que conduziram o congresso. “Christina Hayne e seu time foram incansáveis. Obrigado também aos hotéis, guias, produtores, fotógrafos, videomakers, motoristas e apoiadores que tornaram essa experiência possível.”

O evento contou com patrocínio do Ministério do Turismo, Sebrae Pará, Vale e Equatorial Energia, além de dezenas de parceiros locais, entre eles a Prefeitura de Belém, o Governo do Pará, a Fecomércio/PA, a Sudam, e empresas do setor turístico como Carvalho Tur, Casa de Saulo, Henvil Transportes, Point do Açaí, e Belém Convention & Visitors Bureau.

Passagem pelo Parque do Utinga (Hélio Costa)

Missão cumprida

Apesar dos desafios enfrentados, o congresso cumpriu seu papel: foi um espaço de aprendizado, trocas, visibilidade e mobilização em torno de um turismo mais consciente e comunicativo. Como resume Christina Hayne, “tivemos novos ensinamentos, mas também a certeza de que estamos no caminho certo. O evento cumpriu sua missão”.

Edição: Nelson Rocha

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