Portugal no Top3 dos países europeus onde o turismo mais cresceu

As chegadas de turistas internacionais à Europa ficaram apenas 3,2% abaixo dos níveis de 2019, com base nos dados acumulados no ano mas enquanto as chegadas internacionais continuam abaixo de 2019 em 65% dos destinos, no Sul da Europa e Mediterrâneo a situação é inversa e Portugal é um dos três países que mais recuperou.

Praia da Costa da Caparica, em Portugal. Foto: Nelson Rocha – Arquivo Portal Turismo Total.

 

Com as chegadas de turistas internacionais à Europa, até setembro, apenas 3,1% abaixo das registadas em 2019 e com -1,3% das dormidas, é expectável que a recuperação total do turismo europeu aconteça em 2014, “um ano antes do esperado” e “num contexto de inflação persistente e instabilidade geopolítica”, afirma a European Travel Commission (ETC).

De acordo com a última edição do relatório trimestral ‘Tendências e Perspetivas do Turismo Europeu’ divulgado pela ETC, a recuperação está a ser impulsionada pelas viagens intraeuropeias e pelo afluxo de turistas dos EUA que beneficiam de taxas de câmbio favoráveis. Isto está

Os dados acumulados no ano mostram que cerca de 1 em cada 3 destinos ultrapassaram os níveis de 2019 de chegadas estrangeiras. Não obstante, a recuperação continua desigual, com 65% dos destinos ainda abaixo dos níveis pré-pandémicos de chegadas estrangeiras, e a recuperação a ser impulsionada principalmente pelos destinos do Sul da Europa e do Mediterrâneo, nomeadamente Sérvia (+15%), Montenegro (+14%), Portugal (+11%), Türkiye (+8%), Malta e Grécia (ambos +7%).

As recuperações mais lentas são particularmente evidentes entre os países da Europa de Leste vizinhos da Rússia e da Ucrânia, e aqueles que normalmente dependem de viajantes russos, com os países bálticos a registarem as descidas mais acentuadas: Estónia (-27%), Letónia (-30%) e Lituânia (-33%).

Apesar de o verão ter sido forte, a instabilidade geopolítica continua a ter repercussões nas perspectivas do turismo na Europa, especialmente nos destinos da Europa de Leste. Soma-se agora o conflito em desenvolvimento em Israel que, de acordo com o relatório, “coloca riscos na época baixa, especialmente para destinos como França, Turquia e Roménia, que são populares entre os viajantes israelitas”.

Ainda assim, a ETC espera que as chegadas de estrangeiros à Europa continuem a recuperar até ao final de 2023, embora a um ritmo mais lento, atingindo 91% dos níveis pré-pandemia até ao final do ano. As previsões sugerem que as chegadas de turistas internacionais à Europa atinjam os níveis de 2019 em 2024, um ano antes do inicialmente previsto.

Cresce procura por destinos mais acessiveis, viagens fora de épocas de pico e pacotes turísticos 

Apesar de continuarem a priorizar os gastos com viagens, os turistas europeus estão a dar maior ênfase à relação qualidade/preço quando consideram produtos e experiências turísticas, com um número crescente de turistas a optar por destinos considerados mais acessíveis, tal como apontavam já os dois últimos estudos da ETC:

Os preços mais baixos e as taxas de câmbio favoráveis estão a impulsionar a recuperação do turismo em destinos como a Turquia e a Bulgária, apesar de destinos como Portugal e Espanha, continuarem a registar uma elevada procura.

O estudo conclui que “os europeus estão a considerar uma gama mais ampla de destinos do que no período pré-pandemia” que incluem, por exemplo, a Turquia, o Montenegro, a Albânia e a Croácia.

Reservar transporte e alojamento com maior antecedência e viajar fora das épocas de maior pico de procura são outras das estratégias que os europeus estão a colocar em prática. Por outro lado, as férias organizadas / pacotes turísticos também estão a ganhar maior popularidade, uma vez que proporcionam ao viajante a confiança de que todos os custos essenciais já foram contabilizados. Fonte: turisver.pt.

Comentários sobre “Portugal no Top3 dos países europeus onde o turismo mais cresceu

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *