Chapada Week – Visitar a Chapada dos Veadeiros em março fica mais barato

Por Seleucia Fontes –

Eleita entre os 10 locais mais desejados pelos brasileiros, a Chapada dos Veadeiros entra em promoção para atrair turistas ao Estado de Goiás. Repetindo o sucesso do ano passado, a Chapada Week 2024 traz ofertas que variam de 10% a 50% de desconto. A promoção turística ocorrerá entre os dias 8 e 19 de março. A realização é da Associação Veadeiros.

Trata-se de uma semana de descontos que se tornou, nestes últimos três anos, uma ótima oportunidade para aqueles que buscam aventuras, contato com a natureza e momentos de reflexão em um dos cenários mais exuberantes do Brasil, eleito pela Unesco patrimônio natural e mundial.

Lauro Jurgeaitis, presidente da Associação Veadeiros, destaca o papel fundamental que a iniciativa tem na promoção da sustentabilidade e na conservação ambiental, alinhando os interesses econômicos com a preservação deste que é um dos patrimônios naturais mais valiosos do país. “Este reconhecimento nos motiva a tornar a Chapada Week um evento de baixa temporada fundamental no calendário oficial de turismo no Brasil”, afirma.

Como funciona

Durante a Chapada Week, os visitantes terão acesso a descontos especiais em uma variedade de atrações, incluindo cachoeiras deslumbrantes e cartões postais conhecidos mundialmente, como o majestoso Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Além disso, restaurantes, pousadas, terapeutas, templos e serviços de guias especializados também participam dessa iniciativa, proporcionando uma experiência ainda mais acessível e inesquecível.

“É uma oportunidade única para os turistas explorarem a riqueza natural da Chapada dos Veadeiros com preços especiais. Estamos comprometidos em garantir que todos possam desfrutar da magia deste lugar de maneira segura e acessível”, destaca Lauro. “Por isso a inclusão dos guias nos pacotes com descontos é tão importante, já que eles garantem passeios seguros”.

Ecoturismo e aventura

Situada no Estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é reconhecida como um dos dez destinos turísticos mais cobiçados no Brasil, conforme revelado em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo. O estudo, que contou com a participação de centenas de pessoas de todas as unidades federativas do país, destacou a região por sua exuberante natureza e por ser um refúgio para os entusiastas de ecoturismo e aventura.

A pesquisa foi conduzida entre 7 e 11 de dezembro e sondou para onde os brasileiros mais gostariam de viajar no período de dezembro de 2023 a março de 2024. A Chapada dos Veadeiros ficou na frente de outros destinos renomados, como a Ilha do Marajó, no Pará, e Jalapão, no Tocantins.

Lago Serra da Mesa faz sua primeira participação no festival Rancho da Ni. Divulgação.

 

O levantamento mostrou ainda que a Chapada atrai turistas interessados em ecoturismo e aventura, com 9% dos entrevistados buscando destinos rurais, campestres e de ecoturismo, e 4% inclinando-se para o turismo de aventura.

O destino é famoso por suas impressionantes cachoeiras, trilhas desafiadoras, formações rochosas únicas e rica biodiversidade. Entre os principais atrativos, destacam-se o Vale da Lua, conhecido por suas formações rochosas que lembram a superfície lunar; o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que abriga uma diversidade incrível de espécies de plantas e animais, trilhas e cachoeiras espetaculares, como a Cachoeira dos Saltos e a Cachoeira Carioquinhas; Cachoeira do Cordovil, dentro do Santuário Volta da Serra; Mirante da Janela, que oferece uma das vistas mais espetaculares, especialmente ao pôr do sol; Almécegas I e II, duas magníficas cachoeiras localizadas na Fazenda São Bento.

Em São João D’Aliança, o destaque é a Cachoeira do Label, uma das mais altas do país, com 187 metros; Santuário do Raizama, com trilha com vista entre os cânions do rio São Miguel. Localizada em Teresina de Goiás, a Fazenda Touro Bravo tem um lindo campo para camping e cachoeiras calmas e mais privativas. Já o Lago Serra da Mesa possui água quentinha, e bem agradável, ideal para quem busca por passeios de barco com vista incrível. Em Colinas do Sul, a Praia das Pedras é um ótimo lugar para todas as idades, com restaurante, bangalô e camping.

Cachoeira do Abismo, um dos paraisos da Chapada dosVeadeiros. Crédito: Milene Ricardo – Divulgacão.

 

Além dessas atrações, existem outras centenas de trilhas e cachoeiras e muitos lugares holísticos.

Saúde e bem-estar

A região, com sua riqueza de cristais e energia vibrante, oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de terapias holísticas e de cura. Cristalterapia, meditação ao ar livre e banhos de cachoeira podem ser desenvolvidas na Chapada, aproveitando os recursos naturais e a atmosfera única desta região.

Além disso, a energia autêntica da Chapada dos Veadeiros atrai praticantes de diversas modalidades terapêuticas, como reiki e yoga, que encontram nesse ambiente uma fonte de inspiração e renovação.

A combinação da paisagem deslumbrante com a presença de águas revitalizantes e cristais energizantes cria um cenário ideal para o desenvolvimento de práticas de bem-estar e tratamentos que visam harmonizar corpo, mente e espírito.

Há experiências únicas como a oferecida na Gota Sat Som, um santuário arquitetônico em formato de gota d’água que cativa os sentidos com sua acústica envolvente. Além de acolher a prática de meditação e mantras, o espaço também é palco de concertos, apresentações e festivais musicais.

A Gota Sat Som oferece concertos e terapia pela sonoridades. Foto: Associação Veadeiros – Divulgação.

 

Assim, a Chapada dos Veadeiros não apenas oferece um refúgio natural, mas também se torna um local de descoberta e transformação pessoal através de suas terapias integrativas.

Hospedagem

Na Chapada dos Veadeiros, a variedade de hospedagens é impressionante e atende todos os gostos e orçamentos. A região oferece uma vasta opção de hospedagens, desde campings e albergues a pousadas e hotéis de charme, muitos dos quais estão comprometidos com práticas ecológicas.

Há alternativas para todos os tipos de viajantes. Seja para quem busca uma experiência de relaxamento total ou para os aventureiros que preferem se conectar com a natureza.

Cachoeira do Parque  Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: Associacao Veadeiros-Divulgacão.

 

Alto Paraíso de Goiás, São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante são as cidades de base para o turista nesta Chapada Week de 2024. São cerca de 30 hospedagens que participam nesta edição do festival.

Restaurantes

Durante as promoções da Chapada Week 2024, alguns restaurantes se destacam, como o Baguá Bistrô na Vila de São Jorge, conhecido por sua atmosfera descontraída, e o Santo Cerrado, a primeira risoteria do Brasil, que participa com pratos e drinks autênticos e reflete a essência da vila mais charmosa da Chapada.

Além disso, o Bistrô Cravo e Canela em Alto Paraíso de Goiás oferece uma experiência gastronômica totalmente vegana, enquanto o Café com Graça apresenta promoções especiais para chás selecionados, proporcionando uma imersão nos sabores locais.

Não podemos esquecer do Restaurante da Minelci, na Comunidade Kalunga do Engenho II, que proporciona uma autêntica experiência culinária rural com comidas preparadas no fogão a lenha. É perfeita para os visitantes que buscam uma conexão genuína com os grandes atrativos da comunidade.

Tem ainda os deliciosos pratos do Rancho da Ni e o famoso peixe assado, frito ou cozido do atrativo Praia das Pedras, em Colinas do Sul.

Já na estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge, o turista pode dar uma paradinha para almoço no Coffee Shop São Bento, onde é servida uma comida goiana caseira no sistema self-service. Há também cerveja artesanal da própria fazenda.

Como chegar?

Para chegar na Chapada dos Veadeiros partindo de Brasília ou Goiânia, os visitantes têm várias opções. É possível ir de ônibus, carro ou contratar uma empresa que faça o translado e passeios.

Há operadoras de turismo que estão participando do Chapada Week 2024 que, além de organizar os passeios, também incluem o transporte do aeroporto ou rodoviária de Brasília até a Chapada. A Circuito Central, Guia na Trilha, Travessia Ecoturismo, Trilheiras na Estrada e Maitreya Ecoturismo estão com ofertas especiais para o festival.

Para quem vem de fora, o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek serve como ponto de entrada, de onde é possível alugar um carro ou pegar um ônibus para a Chapada Saindo de Goiânia, a rota mais comum de carro é pela rodovia GO-070, passando por Itaberaí, e depois seguindo pela GO-118 até Alto Paraíso de Goiás, cobrindo uma distância de cerca de 420 km em aproximadamente 4 a 5 horas.

Os turistas que quiserem saber mais sobre os participantes, valores e descontos oferecidos podem encontrar essas e mais informações na página oficial do festival visitveadeiros.com.br e pelo Instagram nos perfis @chapadaweek e @visitveadeiros.

#com informações de assessoria

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *