A província argentina de Jujuy apresentou novamente sua oferta turística na 11ª edição da feira World Travel Market Latin America (WTM-LA), que aconteceu em São Paulo, Brasil, entre 15 e 17 de abril. O Ministério da Cultura e Turismo de Jujuy continua trabalhando para cumprir o objetivo traçado desde o início da atual gestão do governo, de que o turismo seja um dos pontos na economia jujeña. Por cultura, por história e por geografia, é uma das províncias que oferece maiores contrastes em sua pequena extensão. Nas regiões de Valles, Quebrada, Puna e Yungas, as propostas para o visitante são variadas, superam as expectativas e sempre brindam surpresas.
Ao longo dos dois primeiros meses de 2024, os dados conhecidos pelo Observatório de Turismo de Jujuy confirmam a continuidade de um crescimento sustentado da atividade turística na província mais além dos dias de Carnaval, acontecimento de forte apelo cultural entre os jujeños e aquele que se tornou uma ocupação média provincial de 92%. Neste primeiro bimestre de 2024 foram 276.952 turistas que chegaram a Jujuy, dos quais 20% foram estrangeiros. Esta análise revela uma demanda constante do mercado do Brasil, ocupando a primeira posição no ranking de chegada de turistas internacionais, sendo 12.700 turistas aproximadamente ou 23% da totalidade aproximadamente. No que diz respeito ao meio de transporte utilizado pelos brasileiros para ingressar na província, 53% utilizaram automóvel/caminhão/motorhome, 25% em moto os 25% e 11% em avião. A respeito das atividades de interesse, os brasileiros manifestaram que tem o Turismo de Natureza (com 43%) como primeira opção; o Turismo Cultural (com 32%); o Turismo Gastronômico (com 19%); e, por último, o Turismo Comunitário ou Rural, com 6%.
“O crescimento em matéria turística deve fundamentalmente às políticas e ações que o Ministério da Cultura e Turismo desenvolveu desde o início da gestão, trabalhando de forma articulada com o setor privado, através da presença em feiras internacionais promovendo o destino, capacitações no interior da província para fomentar o turismo comunitário e ativo, logrando uma notável melhoria nos níveis de qualidade de todos os nichos da cadeia turística e que os produtos de Jujuy se conheçam no mundo” destacou Nadia Serrano Antar, diretora da Agência de Promoção Turística de Jujuy.
La Quebrada de Humahuaca, região emblemática, tem sua paisagem combinada com sua cultura como principal valor, pois é possível viver experiências únicas, desde compartilhar rodadas musicais até realizar uma cavalgata por vários dias, participando do cenário multicolorido da Quebrada para ingressar desde as nuvens até o manto esmeralda da região das Yungas.
Passear pelas antigas terras de cultivo pré-hispânicas de Coctaca ou saber que caminhou por uma região que foi o centro de algum dos campos de batalha dos combates durante a Guerra da Independência (1812-1821), é outra das sensações que em muitos lugares do mundo você pode se repetir. Esses e outros detalhes levaram a que a Quebrada de Humahuaca faz parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO na categoria de Paisagem Cultural desde julho de 2003. A região da Puna, diferentemente da Quebrada, é mais sutil em suas cores, mas os extensos picos, coloridos de ocre, azul e branco, dão ao visitante sua dimensão real. Las Salinas Grandes, os povos de Susques, Barrancas, Casabindo, Rinconada e Cochinoca, todos na base oriental da pré-cordilheira, são testemunhos de como foi a presença colonial espanhola e resguardam testemunhos concretos da passagem dos Incas pelo lugar.
O avanço tecnológico e a consciência ambiental foram combinados para criar o recém-inaugurado Trem Solar da Quebrada, uma iniciativa pioneira que promete transformar a experiência turística durante a visita pela região icônica. Não é apenas um meio de transporte, mas, sim, um compromisso de cuidado e respeito com o meio ambiente e o patrimônio cultural regional, convidando os viajantes a descobrir e preservar a beleza de Jujuy enquanto desfrutam de uma viagem inevitável.
Com uma extensão atual de 35 quilômetros, o percurso começa no povoado de Volcán e segue pelas estações de Tumbaya, Purmamarca e Maimará, e em seguida chegará até Tilcara completando assim o trajeto de 42km. Com a modalidade “Hop-on / Hop-off”, você pode subir e descer nas estações distintas ao longo do dia, utilizando o mesmo bilhete. História, cultura, sabores, arqueologia, policromia, imensidão, serenidade e energia, são apenas algumas das sensações que servirão de desculpas para conhecer Jujuy. Fotos: divulgação.