Jujuy representou o Norte Argentino durante a WTM-LA 2024

A província argentina de Jujuy apresentou novamente sua oferta turística na 11ª edição da feira World Travel Market Latin America (WTM-LA), que aconteceu em São Paulo, Brasil, entre 15 e 17 de abril. O Ministério da Cultura e Turismo de Jujuy continua trabalhando para cumprir o objetivo traçado desde o início da atual gestão do governo, de que o turismo seja um dos pontos na economia jujeña. Por cultura, por história e por geografia, é uma das províncias que oferece maiores contrastes em sua pequena extensão. Nas regiões de Valles, Quebrada, Puna e Yungas, as propostas para o visitante são variadas, superam as expectativas e sempre brindam surpresas.

                                         Glamping nas Salinas Grandes de Jujuy

Ao longo dos dois primeiros meses de 2024, os dados conhecidos pelo Observatório de Turismo de Jujuy confirmam a continuidade de um crescimento sustentado da atividade turística na província mais além dos dias de Carnaval, acontecimento de forte apelo cultural entre os jujeños e aquele que se tornou uma ocupação média provincial de 92%. Neste primeiro bimestre de 2024 foram 276.952 turistas que chegaram a Jujuy, dos quais 20% foram estrangeiros. Esta análise revela uma demanda constante do mercado do Brasil, ocupando a primeira posição no ranking de chegada de turistas internacionais, sendo 12.700 turistas aproximadamente ou 23% da totalidade aproximadamente. No que diz respeito ao meio de transporte utilizado pelos brasileiros para ingressar na província, 53% utilizaram automóvel/caminhão/motorhome, 25% em moto os 25% e 11% em avião. A respeito das atividades de interesse, os brasileiros manifestaram que tem o Turismo de Natureza (com 43%) como primeira opção; o Turismo Cultural (com 32%); o Turismo Gastronômico (com 19%); e, por último, o Turismo Comunitário ou Rural, com 6%.

O crescimento em matéria turística deve fundamentalmente às políticas e ações que o Ministério da Cultura e Turismo desenvolveu desde o início da gestão, trabalhando de forma articulada com o setor privado, através da presença em feiras internacionais promovendo o destino, capacitações no interior da província para fomentar o turismo comunitário e ativo, logrando uma notável melhoria nos níveis de qualidade de todos os nichos da cadeia turística e que os produtos de Jujuy se conheçam no mundo” destacou Nadia Serrano Antar, diretora da Agência de Promoção Turística de Jujuy.

                                           Cerro 7 Colores – Purmamarca – Jujuy

 

La Quebrada de Humahuaca, região emblemática, tem sua paisagem combinada com sua cultura como principal valor, pois é possível viver experiências únicas, desde compartilhar rodadas musicais até realizar uma cavalgata por vários dias, participando do cenário multicolorido da Quebrada para ingressar desde as nuvens até o manto esmeralda da região das Yungas.

Passear pelas antigas terras de cultivo pré-hispânicas de Coctaca ou saber que caminhou por uma região que foi o centro de algum dos campos de batalha dos combates durante a Guerra da Independência (1812-1821), é outra das sensações que em muitos lugares do mundo você pode se repetir. Esses e outros detalhes levaram a que a Quebrada de Humahuaca faz parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO na categoria de Paisagem Cultural desde julho de 2003. A região da Puna, diferentemente da Quebrada, é mais sutil em suas cores, mas os extensos picos, coloridos de ocre, azul e branco, dão ao visitante sua dimensão real. Las Salinas Grandes, os povos de Susques, Barrancas, Casabindo, Rinconada e Cochinoca, todos na base oriental da pré-cordilheira, são testemunhos de como foi a presença colonial espanhola e resguardam testemunhos concretos da passagem dos Incas pelo lugar.

                                          Trem Solar que será inaugurado em julho

O avanço tecnológico e a consciência ambiental foram combinados para criar o recém-inaugurado Trem Solar da Quebrada, uma iniciativa pioneira que promete transformar a experiência turística durante a visita pela região icônica. Não é apenas um meio de transporte, mas, sim, um compromisso de cuidado e respeito com o meio ambiente e o patrimônio cultural regional, convidando os viajantes a descobrir e preservar a beleza de Jujuy enquanto desfrutam de uma viagem inevitável.

Com uma extensão atual de 35 quilômetros, o percurso começa no povoado de Volcán e segue pelas estações de Tumbaya, Purmamarca e Maimará, e em seguida chegará até Tilcara completando assim o trajeto de 42km. Com a modalidade “Hop-on / Hop-off”, você pode subir e descer nas estações distintas ao longo do dia, utilizando o mesmo bilhete. História, cultura, sabores, arqueologia, policromia, imensidão, serenidade e energia, são apenas algumas das sensações que servirão de desculpas para conhecer Jujuy. Fotos: divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *