Região de Turismo do Algarve elabora manual de boas práticas para atividade turística

A Região de Turismo do Algarve (RTA) está a desenvolver o “Manual de Boas Práticas – Algarve Clean & Safe”, documento que vai compilar orientações específicas para os vários setores ligados à atividade turística, com vista ao reforço da segurança do destino e da confiança de turistas, trabalhadores do setor e residentes.

Manual de Boas Práticas visa complementar o selo Clean & Safe. Foto: Divulgação

“Elaborado em parceria com as associações das respectivas áreas de atividade turística, este manual será partilhado em breve com autarquias, autoridades de saúde, forças e serviços de segurança e entidades licenciadoras/fiscalizadoras, numa primeira fase, para que as normas que estas organizações venham a definir tenham como base comum o conhecimento e contributos dos principais intervenientes do setor turístico”, destaca a RTA, num comunicado divulgado esta terça-feira, 28 de abril.

De acordo com a entidade regional de turismo, as recomendações incluídas neste manual de boas práticas pretendem “um complemento ao selo “Clean & Safe” desenvolvido pelo Turismo de Portugal, cuja finalidade é reconhecer as empresas do setor do turismo que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus”.

O desenvolvimento deste manual é uma das ações que a RTA tem vindo a lançar com vista a apoiar os empresários regionais, onde se inclui também a sessão de esclarecimento online, que decorre esta quarta-feira, 29 de abril, a partir das 10h00, promovida em conjunto com o Centro Distrital de Faro da Segurança Social, sobre o tema “Medida Extraordinária de Apoio à Manutenção dos Contratos de Trabalho (Layoff) – Sinopse do enquadramento legal & Instruções de submissão”.

Paralelamente, o Gabinete de Apoio ao Empresário da RTA está ainda a promover um ciclo de sessões de esclarecimento online dirigidas aos empresários algarvios do setor turístico sobre a “Linha de apoio à tesouraria (COVID-19) – microempresas do turismo”, em conjunto com os municípios algarvios. A primeira iniciativa foi dedicada a Monchique e decorreu esta terça-feira, 27 de abril, enquanto as próximas são relativas a Aljezur (30 abril, 10h00), Lagoa (4 maio, 10h00) Faro (5 maio, 10h30) e Albufeira (data a ser anunciada em breve).

Incluída nestas ações esteve ainda a sessão de formação online para Agências de Viagens e Turismo, com parceria com a Tour10, sobre o Algarve enquanto destino de aposta dos portugueses para as férias de verão e que contou com cerca de 500 agentes de viagem portugueses e espanhóis. Fonte: Publituris.

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