Restaurantes e cafés podem abrir no interior de Portugal a partir de segunda-feira, 19

Os restaurantes, cafés e pastelarias poderão abrir o serviço de mesa no interior, limitado a grupos de quatro pessoas, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa.

“Os restaurantes e cafés e pastelarias poderão, para além do serviço de esplanada, ter também serviço de mesa ou balcão, não ultrapassando o máximo de quatro pessoas”, disse o governante, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros, que esteve a apreciar a situação da pandemia em Portugal, de forma a avaliar as condições para se evoluir para a terceira etapa do processo de desconfinamento.

Restaurantes à beira mar como o  Kailua, situado na Fonte da Telha, margem sul do rio Tejo, e um dos mais frequentados  por portugueses e turistas que vistam o país, poderão funcionar com esplanada aberta. Crédito: David Rocha/arquivo Turismo Total.  

 

Esta abertura aplica-se à generalidade do país, exceto em sete concelhos que se vão manter com as regras atualmente em vigor e outros quatro que vão recuar para as regras “mais apertadas” da primeira fase de desconfinamento.

A reabertura da restauração arrancou no dia 5 de Abril, iniciando-se pelas esplanadas e com o limite máximo de quatro pessoas.

A próxima etapa de reabertura da restauração está marcada para a próxima segunda-feira, dia a partir do qual a restauração passa a poder voltar a ter clientes no interior, com um máximo de quatro pessoas, enquanto nas esplanadas o limite aumenta para seis pessoas, até às 22h ou 13h aos fins-de-semana e feriados.

A restauração terá ainda de funcionar com restrições de horários, o que deverá deixar de acontecer em 3 de Maio, data a partir da qual o plano do Governo prevê que o número máximo de pessoas no interior dos restaurantes e pastelarias suba para seis e o das esplanadas para 10.

Também a partir de segunda-feira, os centros comerciais e todas as lojas podem reabrir na generalidade do país, cumprindo a lotação fixada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

“Haverá lugar à abertura das lojas e também dos centros comerciais, independentemente da sua dimensão, mas, mais uma vez, temos de cumprir as normas de lotação fixadas pela Direção-Geral da Saúde”, disse António Costa.

O primeiro-ministro também anunciou que a partir de segunda-feira os casamentos e batizados voltam a ser permitidos na generalidade do território continental, ainda que limitados a 25% da capacidade dos espaços onde esses eventos decorram.

*Fonte: Presstur/pt

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *