Caminho Português Central de Santiago, uma viagem de auto-descoberta

 

Os Caminhos de Santiago que conduzem a Santiago de Compostela, em Espanha, cruzam Portugal de norte a sul, calcorreados por peregrinos ao longo de séculos. A tradição da peregrinação remonta à Idade Média e tem como destino a deslumbrante Catedral de Santiago de Compostela, onde se encontra o túmulo do Apóstolo Santiago que evangelizou a Península Ibérica quando esta era ainda parte integrante do Império Romano. Esta semana seguimos o Caminho Português Central de Santiago que começa em Lisboa, atravessando Tomar, Coimbra, Águeda e Albergaria-a-Velha. Esta é viagem ao longo das paisagens mais incríveis. Mas, acima de tudo, é uma viagem de auto-descoberta.

O Caminho Português Central de Santiago com início na Catedral de Lisboa foi desde sempre um dos caminhos de eleição, apenas superado, em número de peregrinos, pelo Caminho Francês de Santiago.

Este caminho segue as margens do Rio Tejo através de Tomar, o antigo baluarte da Ordem Templária em Portugal. De Tomar prossegue até Coimbra, passando por Alvaiázere, Ansião e Rabaçal. Em Coimbra, é obrigatório visitar o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, albergando o túmulo da Rainha Dona Isabel (séc. XIV) que também fez o Caminho de Santiago. A Rainha Santa foi sepultada com os símbolos da vieira, da cruz de Santiago e do bordão. Rumando a norte, o caminho segue para a Mealhada, Águeda, Albergaria-a-Velha, São João da Madeira e Grijó, antes de entrar no Porto, onde começa o Caminho do Norte.

Tomar

Imagine uma ponte e um rio tranquilo a correr sob essa ponte. Imagine uma cidade encantadora, como se tivesse sido pintada pelas mãos sábias de Cézanne. Imagine um convento magnífico com 8 claustros. Imagine um local onde ainda se sente de forma bem evidente o legado dos Templários.

Não, não é o enredo do Código Da Vinci da autoria de Dan Brown. Estamos em Tomar, uma jóia preciosa de Portugal que, a cada 4 anos, desponta, orgulhosamente, em flores, para que todo o mundo veja, durante a famosa Festa dos Tabuleiros. Toda a cidade se empenha profundamente neste evento, levando a expressão “espírito de equipa” a um todo um novo nível! Mas vale a pena a paixão. A arte imita mesmo a vida.

Nas imediações de Tomar, todos os caminhos conduzem a Fátima, um dos santuários católicos mais importantes no mundo. Um local de silêncio, que dispensa as palavras, reclamando apenas a força da fé individual. Fátima abraça todas as pessoas, para além da religião, do credo ou das crenças. Um lugar de reclusão e da mais absoluta paz. Venha daí! Nesta que será uma viagem memorável.

  • Fonte: Portal Togetherness-Centro de Portugal; Fotos: Divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *