WOOL, o primeiro festival de arte urbana no Centro de Portugal

A cidade da Covilhã, situada no sopé da Serra da Estrela, é o epicentro do movimento de arte urbana no Centro de Portugal. WOOL é também o nome do primeiro festival de arte urbana no Centro de Portugal, que se realiza anualmente desde 2011 com a ajuda de inúmeros voluntários locais.

A força-motriz deste festival é Lara Seixo Rodrigues, que nasceu na Covilhã e se formou em Arquitectura em Lisboa, e que se tornou uma prestigiada especialista de renome internacional. Por exemplo, ela é curadora de um festival de arte urbana dedicado a séniores em Aberdeen, na Escócia. Os seus múltiplos sucessos estão à vista: não há só uma rota da arte urbana no Centro de Portugal, mas também uma rota oficial de arte urbana ao longo da Covilhã que conduz os visitantes por 40 obras de arte. Os organizadores do WOOL estão também ativos noutras cidades de Portugal e no exterior.

 

Este ano o festival celebra o seu 10º aniversário, e neste contexto, lança um recurso tecnológico surpreendente: a plataforma Talk2Me, em colaboração com o NEST Portugal.

A Talk2Me é um message bot, activado por um código QR, integrado nas obras de arte urbana do centro histórico da Covilhã. Através desta tecnologia, os visitantes poderão obter informação detalhada acerca dos autores das obras e das histórias que estão na génese das mesmas, assim como os seus significados, principais características e propósitos.

Esta é, certamente, uma nova forma de descobrir o fantástico legado do WOOL, agora disponível para todos, aproximando a comunidade das obras de arte. Necessita somente de um leitor de códigos QR para se lançar à descoberta!

*Fonte: Portal Togetherness/Centro de Portugal; Fotos. Divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *