Portugal é o destino preferido de milhões de turistas

Trata-se de um crescimento de 48,4% face a 2020, mas ainda 61% abaixo dos 24,6 milhões de turistas acolhidos no ano pré-pandémico de 2019. A revelação foi feita pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que deu conta dos números do setor turístico relativos ao ano passado.

Portugal recebeu 9,6 milhões de turistas não residentes em 2021. Foto: Nelson Rocha/Portal Turismo Total.

 

O INE lembrou que 2021 “foi ainda marcado pelos efeitos dos constrangimentos decorrentes da pandemia” e que tal teve efeitos negativos no turismo. “Apesar de ter crescido face a 2020, ficou ainda aquém dos níveis de 2019″, publicou o INE.

Espanha manteve-se como o principal mercado emissor de turistas internacionais (quota de 30,2%), tendo registado um crescimento de 57,3%”.

Já o mercado francês (16,1% do total) continuou em segundo lugar, aumentando 46,2%, e no número de turistas do Reino Unido (10,6%) verificou-se também uma variação positiva de 24,0% em 2021, enquanto o mercado alemão (8,0%) cresceu 39,1%.

Considerando a generalidade dos meios do alojamento turístico (hotelaria, turismo no espaço rural/habitação, alojamento local, campismo e colónias de férias e pousadas da juventude), em 2021 registaram-se 16,0 milhões de hóspedes e 42,6 milhões de dormidas, traduzindo-se em aumentos de 36,9% e 40,7%, respetivamente (-60,4% e -61,1%, pela mesma ordem, em 2020).

O mercado interno assegurou 22,5 milhões de dormidas em 2021, correspondendo a 52,8% do total, e registou um acréscimo de 33,2% em 2021 (-13,9% face a 2019).

As dormidas dos mercados externos registaram um crescimento superior (+50,1%, -61,1% face a 2019) e atingiram 20,1 milhões de dormidas (47,2% do total).

Verificaram-se acréscimos do número de dormidas nas diversas regiões, “mais notórios” na Região Autónoma dos Açores (+125,7%) e na Madeira (+80,0%).

Os estabelecimentos de alojamento turístico registaram 90,5% dos hóspedes e 87,6% das dormidas, seguindo-se os parques de campismo (8,6% e 11,6%, respetivamente) e as colónias de férias e pousadas da juventude (0,8% em ambos).

O Reino Unido manteve-se como o principal mercado emissor para os estabelecimentos de alojamento turístico (16,2% do total das dormidas de não residentes), aumentando 46,0% (-66,5% face a 2019), seguido do mercado espanhol (14,6% do total), com um crescimento de 49,8% (-48,4% face a 2019).

O terceiro mercado emissor de maior relevância foi o alemão (12,5%), que aumentou 23,8% (-60,5% face a 2019).

*Fonte: Jornal de Notícias/pt

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