Turismo em lugares sagrados é diferente, único e leva a sentimento de êxtase

 

 

Esta é a conclusão de um estudo divulgado esta terça feira, 10 de outubro, realizado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), tendo como ponto de partida para a análise o Santuário de Fátima.

Com o objetivo de avaliar as experiências turísticas no Santuário de Fátima, o estudo levou os investigadores a concluírem que a forte ligação ao lugar e a experiência memorável são duas das dimensões que marcam a experiência de quem visita aquele Santuário.

 “O turismo religioso é um segmento direcionado para pessoas cuja motivação para a visita é a fé, a busca da espiritualidade, a prática religiosa e a busca por experiências espirituais”, explica a docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Cláudia Seabra.

Com recurso a um questionário, que foi respondido por 329 visitantes nacionais e internacionais no Santuário de Fátima, a equipa de investigação identificou “quatro características principais que marcam a experiência turística destas pessoas: 1) significado e revitalização; 2) hedonismo; 3) novidade; e 4) envolvimento”, adianta Cláudia Seabra.

A também investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra, acrescenta que a análise permitiu “sinalizar quatro dimensões na forma como os visitantes se ligam a esta tipologia de lugar: 1) identidade; 2) dependência; 3) familiaridade; e 4) simbolismo”, destaca a investigadora.

“No caso das experiências turísticas, os visitantes consideram-nas memoráveis, porque aquelas experiências turísticas apresentam ʽsignificado e revitalizaçãoʼ, ʽhedonismoʼ, ʽnovidadeʼ e ʽenvolvimentoʼ. Os turistas consideram ainda que a visita ao Santuário de Fátima desperta um significado de ligação emocional, designada como ‘identidadeʼ, e de vontade de regressar, o que designamos como ʽdependênciaʼ”, elucida Cláudia Seabra. Já o elemento “simbolismo do lugar” é “quase transversal a todas as experiências dos mais de 320 turistas inquiridos”, acrescenta.

 “As experiências turísticas em lugares sagrados são diferentes de outras experiências, porque trazem à maioria dos turistas sentimentos de êxtase, de vivenciamento de uma experiência única na vida, ao mesmo tempo libertadora e revitalizante, percecionando a visita como importante e com grande significado pessoal”, sublinha a investigadora.

Com as peregrinações e a visita a locais sagrados a movimentarem milhares de pessoas em todo o mundo, a docente frisa que em Portugal, as peregrinações a Fátima e o Caminho Português de Santiago são exemplos de peregrinações incontornáveis que atraem milhares de portugueses e turistas estrangeiros que vêm ao nosso país em busca de experiências memoráveis e únicas todos os anos. A Jornada Mundial da Juventude em Lisboa (JMJ2023) é um outro exemplo paradigmático”, destaca a docente.

Neste sentido, este estudo permite mostrar que “estes lugares revelam ter um valor único e insubstituível e, muito provavelmente, quem os visita vai querer revisitar”, avançou.

No conjunto de recomendações que o estudo aponta, Cláudia Seabra destaca que “as organizações públicas e privadas devem ser capazes de criar experiências que promovam o envolvimento na visita e a realização de atividades, assim como a proximidade com as comunidades locais.

Usando novamente o exemplo da JMJ2023, o aspeto mais referenciado e valorizado pelos visitantes foi a proximidade e o envolvimento que tiveram com os residentes, o que deu lugar a uma experiência cultural mais imersiva, mais marcante. Estando nós num país considerado tão hospitaleiro, esta dimensão deve ser sempre valorizada. Para além de que os próprios residentes aceitam melhor e ganham também com o turismo”. Fonte: Turisver.pt

O estudo contou ainda com a participação dos investigadores do Instituto Politécnico de Viseu, Carla Silva, José Luís Abrantes e Manuel Reis. O artigo científico está disponível em https://doi.org/10.21427/38P9-MC74.

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