Turismo religioso: Santuário de Fátima recebeu 6,8 milhões de peregrinos em 2023

 

O Santuário de Fátima, em Portugal, registrou em 2023, 6,8 milhões de peregrinos, ou seja, mais 39% do que em 2022 e mais 9% quando comparado com 2019 (pré-pandemia), revelou esta quinta-feira, 8 de fevereiro, o reitor daquele recinto religioso, padre Carlos Cabecinhas.

Os números, que foram divulgados durante o 45.º Encontro de Hoteleiros e responsáveis de Casas Religiosas que Acolhem Peregrinos em Fátima, mostram ainda que o total de rendimentos em 2023 foi de 21,73 milhões de euros, embora, segundo o mesmo responsável os gastos tenham também sofrido um aumento, tendo sido de 21,62 milhões de euros.

Embora “de alguma forma provisórios, mas muito próximo daquilo que serão os resultados finais”, como começou por frisar o reitor do Santuário de Fátima, “tivemos cerca de 21,73 milhões de rendimentos e gastos nos valores 21,62 milhões de euros, o que significa um saldo positivo de cerca de 110 mil euros”, lembrando que os rendimentos de 2022 foram de 18,66 milhões de euros e os gastos de 17,51 milhões de euros.

O padre Carlos Cabecinhas recordou ainda o facto de 2023 ter sido “um ano especial, com acontecimentos extraordinários, onde se verificou um aumento significativo de gastos”, nomeadamente com a Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco a Fátima, o que implicou “gastos diretos do Santuário de 1 milhão e 420 mil euros”.

O reitor frisou que “as contas do santuário, que serão auditadas por entidade externa como é habitual, são estáveis e equilibradas, procuramos sempre a este nível com rigor e equilíbrio garantir que os nossos gastos e investimentos sejam sempre em prol dos peregrinos e naquilo que é a observância das finalidade e objetivos dos santuários”, acrescentando, no entanto, que gostariam “que com uma subida dos rendimentos também houvesse uma margem maior, mas este ano tínhamos também assumido que tendo em conta que tínhamos despesas excecionais, extraordinárias, e não repetíveis, já esperaríamos um resultado final desta ordem”.

Recorde-se que a Cova da Iria recebeu, no âmbito da JMJ Lisboa 2023, um total de 1.151.287 jovens, 17% do número global de peregrinos, de 68 países e 30 línguas.

Das estatísticas apresentadas destaca-se que o Santuário de Fátima recebeu de forma organizada 4.779 grupos: 1.161 portugueses e 3.618 estrangeiros provenientes de 94 países. Europa, América (com destaque para os EUA, Brasil e México) e Ásia (Filipinas, Coreia do Sul e Vietname) são os principais continentes que procuram este destino. Fonte: turisver.pt

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *