Setur-SP e Embratur anunciam roteiros inéditos de afroturismo na WTM

 

Por Victor Meireles

O turismo do Estado de São Paulo lançou oficialmente o Afroturismo, uma iniciativa que visa promover e valorizar a cultura afro-brasileira em diversas regiões do estado. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (16), no segundo dia de WTM Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento contou com a presença de autoridades e líderes do setor, que ressaltaram a importância do Afroturismo para a promoção da diversidade e inclusão no turismo paulista.

Novos roteiros e atrativos

Área externa do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo  incluso no roteiro de São Paulo. Crédito: Roberta Navas – Divulgação.

O lançamento dos 10 roteiros e atrativos do Afroturismo de São Paulo foi um dos pontos principais no anúncio. Ana Cristina, coordenadora de Turismo, destacou a expectativa gerada desde o ano anterior para o início desses trabalhos, com o objetivo de estruturar e promover o turismo nas comunidades quilombolas e em bairros da capital que representam a cultura afro-brasileira.

Segundo Ana Cristina, “o turismo nas comunidades quilombolas está representado pela Fundação Ipês, que nós temos também o turismo histórico em cidades, bairros também da capital, que mostram muito essa cultura afro-brasileira.”

Importância do afroturismo para São Paulo

Solange Barbosa, uma das pioneiras do Afroturismo no estado, ressaltou a importância da iniciativa para dar visibilidade à cultura afro-brasileira. “Nós existimos, mas não aparecíamos. E agora nós não desapareceremos nunca mais”, afirmou Solange, enfatizando a relevância do trabalho conjunto da Embratur e da Secretaria de Turismo para promover o Afroturismo internacionalmente.

Destaques dos Roteiros

Entre os 10 roteiros lançados, três são quilombolas, destacando a importância histórica e cultural dessas comunidades. Fernando Barbosa, chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ressaltou a relevância desses roteiros para a valorização do patrimônio material e imaterial do povo negro em São Paulo.

Solange Barbosa (Afro Turismo), Roberto Lucena (Secretário de Turismo do Estado de São Paulo), Fernando Barbosa (ITESP), Ana Cristina (Coordenadora de Turismo) e Selina (Fundação Ipês) durante o anúncio. Entidades se unem para promover o afroturismo com mais representatividade e dinamismo. Crédito: Victor Meireles.

 

Com o lançamento dos roteiros e atrativos do Afroturismo, São Paulo dá um passo importante para promover a diversidade e a inclusão no turismo. O Estado reafirma seu compromisso em fortalecer o segmento e em oferecer experiências autênticas aos visitantes, promovendo o intercâmbio cultural e o desenvolvimento econômico das comunidades afro-brasileiras.

As rotas lançadas são:

* Caminhada São Paulo Negra, São Paulo;
* ⁠Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, São Paulo;
* ⁠Negros do Bixiga, São Paulo;
* ⁠Visão Periférica: Uma Experiência Cultural no Grajaú, São Paulo;
* ⁠Rota da Liberdade, Taubaté;
* ⁠Quilombo Ivaporunduva, Eldorado;
* ⁠Quilombo da Fazenda, Ubatuba;
* ⁠Quilombo Cafundó, Salto de Pirapora;
* ⁠Casa de Cultura Fazenda Roseira, Campinas
* ⁠Caminhada Quilombos Históricos de Santos e Caminhada do Engenho, Santos.

Fonte: Diário do Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *