Festival de Cinema Brasileiro em Damasco e Bordeaux

TOUR CULTURAL, A COLUNA DE DUDA TAWIL –

                                        
Depois do grande sucesso da 26a edição do Festival du Cinéma Brésilien de Paris, recentemente, com 30% de espectadores a mais que na edição de 2023, a diretora da Associação Jangada, Kátia Adler, leva seu evento para duas outras cidades: Damasco, na Síria, atualmente, de 25 a 27 de abril, com cinco filmes selecionados, e de 30 de maio a 2 de junho será a vez da cidade francesa de Bordeaux receber sete filmes da produção brasileira para a Sétima Arte.

 

              Na foto Kátia e o ex-jogador Raí, em Paris. Crédito Duda Tawil/PTT.
Coral Alguém Cantando: turnê baiana em Portugal
 
No próximo dia 1° de maio segue para o Porto, em Portugal, nas asas da TAP, o Coral Alguém Cantando. Será uma formação composta por 27 pessoas sob o comando do maestro Gilmar Mendonça, e a apresentação vai integrar o FICLU – Festival Internacional de Corais Lusófonos. É a Bahia marcando presença lá fora, mais um vez, após excursões desse coral em países como Argentina, Itália, Turquia, Grécia, etc, e Portugal anteriormente. Falta confirmar a apresentação na cidade de Pombal. 
 
O tour, que será operado pela BTA Viagens, de Salvador, vai passar por Aveiro, Coimbra, Alcobaça, Nazaré, Batalha, a emocionante procissão das velas em Fátima e por fim, Lisboa. No domingo passado, encerrando a missa do Padre Romildo, pároco da Igreja da Lapinha, o coral foi abençoado ao fazer uma breve apresentação de despedida naquele templo do bairro da Liberdade, e seguiu-se um lauto e delicioso café da manhã de congraçamento no Salão Paroquial Delícias da Consolação.
Maestro Gilmar Mendonça rege o Coral Alguém Cantando na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapinha. Foto: Duda Tawil/PTT.
 
 
Luzia Moraes: prêmio na Câmara Municipal de São Paulo
A jornalista e produtora cultural baiana Luzia Moraes já tem data para receber mais uma grande homenagem na maior capital do país, precisamente na Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador, o bispo Atílio Francisco. A cerimônia será no dia 12 de junho, às 19h, e Luzia será agraciada com o “Prêmio Comunicação & Destaque 2024”. Formada em Comunicação Social, a apaixonada profissional já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia, shows, livros, eventos em quase todo o Brasil e no exterior, como a Lavagem da Madeleine em Paris e expos em Viena e Nova York. Participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália, Bélgica, entre outros países. Parabéns e avante!
“Jazz à Juan” em julho, no sul da França
 
A cidade e balneário de Antibes/Juan-les-Pins, na Costa Azul francesa, com seu palco debruçado sobre o Mediterrâneo, anuncia a 63a edição do seu célebre festival “Jazz em Juan”: ele acontece de 8 a 18 de julho. Um dos mais tradicionais festivais de jazz e outros gêneros de todo o mundo, para muitos o pioneiro na Europa, de 1960, ele trará como atrações Manu Tatché, Toto, Marcus Miller, Joshua Redman, Gabrielle Cavassa, Sofiane Pamart, Pink Martini, Saki Ozawa, Kool & The Gang, entre outras.
 
Campeãs: a história do esporte feminino entre as 2 Guerras
 
É ano de Olimpíada em Paris, e numa parceria entre o Jornal L´Équipe e a Galeria Roger-Viollet, no 6° distrito da Cidade Luz, vai acontecer de 13 de junho a 14 de setembro a original exposição cujo tema seria, em português, “CAMPEÃS! Uma história do esporte feminino entre as 2 Grandes Guerras”.
 
Mostra excepcional e inédita, ela vai destacar 70 fotos provenientes do Jornal Excelsior – de propriedade do L´Équipe – e das coleções da dita galeria, guardadas na Biblioteca Histórica da Cidade de Paris. A expo também acontecerá em fotos de grandes formatos nas praças e ruas adjacentes à galeria, até o Sena, que será o cenário magnífico da cerimônia de abertura no final de julho. Viva!
III Jogos Atléticos Femininos de Monte Carlo, em 1923. A inglesa Ivy Lowman ganhou no salto em altura. Publicação do “Miroir des Sports” de 12/4/1923 (Crédito: Excelsior-L´Équipe(Sport)/Roger-Viollet)
 
     Cantoras na Bienal do Livro da Bahia!
Neste  domingo, 28 de abril, e segunda 29, a escritora, cantora e compositora Claudya Costta estará presente na Bienal do Livro Bahia, no Centro de Convenções Salvador,  para contação de histórias e tarde de autógrafos do seu livro “Ayana e o passeio à Lagoa do Abaeté”, lançado pela editora Malê.
Uma obra de representatividade negra que traz mensagens de ancestralidade, memórias, autoestima e pertencimento, tradições populares de matriz africana, cultura popular e homenagem às Ganhadeiras de Itapuã.
No mesmo evento, também no domingo 28, a cantora, compositora e historiadora Juliana Ribeiro apresenta “Cajus e Cajives” ao lado do diretor teatral Márcio Meireles: a mesa será  sobre os nossos trocadilhos, duplos sentidos, falas cotidianas que viram composições, músicas, peças teatrais e questionamento oral.
Boa semana a todos!
# Duda Tawil é Guia de Turimo e Jornalista colaborador do Portal Turismo Total.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *